Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Atual Editora | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Afonso, Marcos Lemos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-01T13:24:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-01T13:24:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Transtornos e Dificuldades na APRENDIZagem | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918601 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No livro “Transtornos e Dificuldades na APRENDIZagem: PEI e DUA como instrumentos de Educação Inclusiva” o autor, Marcos Lemos Afonso, oferece sua contribuição diante da emergência global de melhoria dos processos educacionais pós-pandeia do COVID´19, sem a presunção de esgotar o assunto. Diante do agravamento do adoecimento mental das pessoas em todas as partes do Planeta Terra, inclusive com alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2023, este livro enfoca as relações humanas e educativas na família, escola e sociedade, onde todos são considerados como aprendizes. O livro está dividido em 3 (três) unidades, na primeira os leitores encontrarão 8 (oito) capítulos que fundamentam diversas teorias relacionadas ao ambiente da aprendizagem, sempre com citações longas – a cada página – de autores diversos. Em cada uma das citações há destaque de algumas palavras que possibilitam identificar – de forma instantânea – o pensamento do autor, mas também encontrará uma figura colorida – no estilo de mapa mental – com visualização imediata do “sentido” daquele conteúdo teórico, ou seja, cada página oferece a possibilidade de ser compreendida de forma independente. Na segunda unidade encontrará 3 (três) capítulos, apresentando o Plano Educacional Individual (PEI), sua origem, base legal e aplicação, sempre com palavras em destaque seguidas de desenho a cada página. A terceira unidade está dividida em 3 (três) capítulos, onde encontrará o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), sua origem, base legal e aplicação, sempre com palavras em destaque seguidas de desenho a cada página. Na bibliografia são listadas as fontes que possibilitam dar continuidade na busca de mais conhecimento, dado que o conteúdo do livro é abrangente, mas superficial. Encontrará um glossário para compreender e/ou tirar dúvidas do sentido de algumas palavras. No apêndice encontrará fundamentos teóricos sobre a pesquisa realizada pelo médico psiquiatra Eric Berne na criação da abordagem conhecida como “Análise Transacional”, sendo a mesma exemplificada no contexto da comunicação entre docente e discente, onde é preponderante a irracionalidade. Este livro é indicado para quem gosta de ler, mas também para quem não gosta e/ou não tem tempo, pois encontrará muitas figuras que permitem identificar o sentido do texto, ou seja, em poucos segundos saberá a “moral da história” do texto científico retratado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3297 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtornos e dificuldades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | Transtornos e dificuldades na Aprendizagem: PEI e DUA como instrumentos de Educação Inclusiva | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Transtornos e Dificuldades na APRENDIZagem.pdf | 3.3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918601/2/Transtornos e Dificuldades na APRENDIZagem.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons