Transtornos e dificuldades na Aprendizagem: PEI e DUA como instrumentos de Educação Inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Atual Editorapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAfonso, Marcos Lemos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-01T13:24:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-01T13:24:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-01-
identificador: dc.identifier.otherTranstornos e Dificuldades na APRENDIZagempt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918601-
Resumo: dc.description.abstractNo livro “Transtornos e Dificuldades na APRENDIZagem: PEI e DUA como instrumentos de Educação Inclusiva” o autor, Marcos Lemos Afonso, oferece sua contribuição diante da emergência global de melhoria dos processos educacionais pós-pandeia do COVID´19, sem a presunção de esgotar o assunto. Diante do agravamento do adoecimento mental das pessoas em todas as partes do Planeta Terra, inclusive com alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2023, este livro enfoca as relações humanas e educativas na família, escola e sociedade, onde todos são considerados como aprendizes. O livro está dividido em 3 (três) unidades, na primeira os leitores encontrarão 8 (oito) capítulos que fundamentam diversas teorias relacionadas ao ambiente da aprendizagem, sempre com citações longas – a cada página – de autores diversos. Em cada uma das citações há destaque de algumas palavras que possibilitam identificar – de forma instantânea – o pensamento do autor, mas também encontrará uma figura colorida – no estilo de mapa mental – com visualização imediata do “sentido” daquele conteúdo teórico, ou seja, cada página oferece a possibilidade de ser compreendida de forma independente. Na segunda unidade encontrará 3 (três) capítulos, apresentando o Plano Educacional Individual (PEI), sua origem, base legal e aplicação, sempre com palavras em destaque seguidas de desenho a cada página. A terceira unidade está dividida em 3 (três) capítulos, onde encontrará o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), sua origem, base legal e aplicação, sempre com palavras em destaque seguidas de desenho a cada página. Na bibliografia são listadas as fontes que possibilitam dar continuidade na busca de mais conhecimento, dado que o conteúdo do livro é abrangente, mas superficial. Encontrará um glossário para compreender e/ou tirar dúvidas do sentido de algumas palavras. No apêndice encontrará fundamentos teóricos sobre a pesquisa realizada pelo médico psiquiatra Eric Berne na criação da abordagem conhecida como “Análise Transacional”, sendo a mesma exemplificada no contexto da comunicação entre docente e discente, onde é preponderante a irracionalidade. Este livro é indicado para quem gosta de ler, mas também para quem não gosta e/ou não tem tempo, pois encontrará muitas figuras que permitem identificar o sentido do texto, ou seja, em poucos segundos saberá a “moral da história” do texto científico retratado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3297pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstornos e dificuldadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleTranstornos e dificuldades na Aprendizagem: PEI e DUA como instrumentos de Educação Inclusivapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.