Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa Varella, Kennya Lanny | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Colares Lopes, Keszia Luzia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Seixas Vieira, Zenilda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima da Silva Oliveira, Jeannette Cleia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro Oliveira Souza, Débora | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Polizello, Bruno | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Almeida Polizello, Juliana Wakimoto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira Macena Barreto, Núbia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinho da Rocha, Adail | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Costa, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cavalcanti dos Santos, Adilza Raquel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-28T11:37:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-28T11:37:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/802 | - |
identificador: dc.identifier.other | TECNOLOGIAS ASSISTIVAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918553 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A inclusão escolar representa um desafio fundamental na educação atual, exigindo práticas que promovam a participação de todos os alunos, independentemente de suas limitações físicas, cognitivas ou sensoriais. As tecnologias assistivas desempenham um papel crucial nesse processo, oferecendo ferramentas que possibilitam a acessibilidade e autonomia de estudantes com deficiência, permitindo-lhes participar plenamente das atividades escolares. Essas tecnologias variam de dispositivos simples, como lupas, até soluções avançadas, como softwares de leitura de tela, sendo essenciais para garantir a inclusão efetiva. Este estudo tem como objetivo principal analisar como as tecnologias assistivas podem facilitar a inclusão no ambiente escolar, evidenciando sua contribuição para a aprendizagem e participação dos alunos com deficiência. A pesquisa busca identificar os principais tipos de tecnologias assistivas utilizadas no contexto educacional, discutir práticas pedagógicas que favoreçam seu uso e avaliar os desafios enfrentados pelas escolas ao implementá-las. Além disso, procura-se oferecer subsídios para a formação de professores e o planejamento educacional inclusivo. A implementação dessas tecnologias, no entanto, demanda uma análise cuidadosa das necessidades de cada aluno e das condições da escola. Para que as ferramentas assistivas cumpram sua função de promover a inclusão, é necessário um compromisso pedagógico com a diversidade, integrando tais recursos às práticas de ensino de forma eficiente e ética. A reflexão sobre as possibilidades e limitações das tecnologias assistivas é fundamental para a construção de uma escola mais inclusiva e equitativa, que respeite as singularidades de cada estudante e promova o desenvolvimento de todos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 640 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | TECNOLOGIAS ASSISTIVAS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ACESSIBILIDADE ESCOLAR | pt_BR |
Título: dc.title | TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: Uso de Ferramentas Tecnológicas para Facilitar a Inclusão | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons