TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: Uso de Ferramentas Tecnológicas para Facilitar a Inclusão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSousa Varella, Kennya Lanny-
Autor(es): dc.contributor.authorColares Lopes, Keszia Luzia-
Autor(es): dc.contributor.authorSeixas Vieira, Zenilda-
Autor(es): dc.contributor.authorLima da Silva Oliveira, Jeannette Cleia-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro Oliveira Souza, Débora-
Autor(es): dc.contributor.authorPolizello, Bruno-
Autor(es): dc.contributor.authorde Almeida Polizello, Juliana Wakimoto-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira Macena Barreto, Núbia-
Autor(es): dc.contributor.authorPinho da Rocha, Adail-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Costa, Eduardo-
Autor(es): dc.contributor.authorCavalcanti dos Santos, Adilza Raquel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-28T11:37:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-28T11:37:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/802-
identificador: dc.identifier.otherTECNOLOGIAS ASSISTIVASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918553-
Resumo: dc.description.abstractA inclusão escolar representa um desafio fundamental na educação atual, exigindo práticas que promovam a participação de todos os alunos, independentemente de suas limitações físicas, cognitivas ou sensoriais. As tecnologias assistivas desempenham um papel crucial nesse processo, oferecendo ferramentas que possibilitam a acessibilidade e autonomia de estudantes com deficiência, permitindo-lhes participar plenamente das atividades escolares. Essas tecnologias variam de dispositivos simples, como lupas, até soluções avançadas, como softwares de leitura de tela, sendo essenciais para garantir a inclusão efetiva. Este estudo tem como objetivo principal analisar como as tecnologias assistivas podem facilitar a inclusão no ambiente escolar, evidenciando sua contribuição para a aprendizagem e participação dos alunos com deficiência. A pesquisa busca identificar os principais tipos de tecnologias assistivas utilizadas no contexto educacional, discutir práticas pedagógicas que favoreçam seu uso e avaliar os desafios enfrentados pelas escolas ao implementá-las. Além disso, procura-se oferecer subsídios para a formação de professores e o planejamento educacional inclusivo. A implementação dessas tecnologias, no entanto, demanda uma análise cuidadosa das necessidades de cada aluno e das condições da escola. Para que as ferramentas assistivas cumpram sua função de promover a inclusão, é necessário um compromisso pedagógico com a diversidade, integrando tais recursos às práticas de ensino de forma eficiente e ética. A reflexão sobre as possibilidades e limitações das tecnologias assistivas é fundamental para a construção de uma escola mais inclusiva e equitativa, que respeite as singularidades de cada estudante e promova o desenvolvimento de todos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent640 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTECNOLOGIAS ASSISTIVASpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectACESSIBILIDADE ESCOLARpt_BR
Título: dc.titleTECNOLOGIAS ASSISTIVAS: Uso de Ferramentas Tecnológicas para Facilitar a Inclusãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons