Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Saviano, Rubens | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-26T18:45:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-26T18:45:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Registros de Representação Semiótica no Ensino de Geometria | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918485 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo realiza uma investigação caracterizada pela metodologia do Estado da Arte sobre a utilização da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval em pesquisas científicas brasileiras relacionadas ao ensino de Geometria. Para isso, foram reunidas teses e dissertações publicadas no Brasil no período compreendido entre os anos de 1996 a 2019 sobre a Teoria aplicada a esse vasto campo do conhecimento. Nesse estudo, foram identificados os principais enfoques presentes nessas pesquisas, baseando-se nas investigações de Duval a respeito do ensino de Geometria, verificando as dificuldades apresentadas pelos alunos tanto da Educação Básica como do Ensino Superior. Da prática em sala de aula, foi possível perceber que as dificuldades salientadas pelos discentes no que se refere ao entendimento e à aprendizagem desses conteúdos já existiam há muito tempo. Nesse sentido, a intenção desta pesquisa foi buscar uma forma alternativa de abordá-los de forma mais simples, tendo como referencial teórico as idéias de Duval, a partir de análise dos episódios ocorridos em sala de aula na abordagem e no tratamento de conteúdos da disciplina. Após análises feitas no material encontrado, observou-se que essa Teoria pode ser aplicada nas aulas de Matemática, em especial nas aulas de Geometria, justificando sua crescente utilização em investigações que envolvem o processo de ensino e aprendizagem no campo da Educação Matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1185 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria plana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Registros de representação semiótica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estado da arte | pt_BR |
Título: dc.title | Registros de representação semiótica no ensino de geometria: um estado da arte das teses e dissertações (1996 a 2019) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Registros de Representação Semiótica no Ensino de Geometria.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918485/2/Registros de Representação Semiótica no Ensino de Geometria.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons