ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA, EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO E NA FORMAÇÃO DOCENTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense-
Autor(es): dc.contributor.authorDaniela Mendes Vieira Alves Rejany dos Santos Dominick Fernanda Serpa Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-26T16:24:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-26T16:24:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Daniela Mendes.pdf.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918484-
Resumo: dc.description.abstractNeste estudo abordamos os desafios da inclusão no ambiente escolar e da formação dos professores para o trabalho especializado com pessoas identificadas com altas habilidades ou superdotação. Teve como objetivo geral o de organizar um curso de formação continuada de professores, na modalidade à distância, com Rodas de Conversa que estimuladoras das reflexões e das narrativas dos professores sobre a inclusão de estudantes com comportamento superdotado no ambiente escolar. Tomando a narrativa dos docentes participantes do curso e a narrativa autobiográfica da autora como caminho condutor das reflexões sobre a realidade nas escolas e sobre a necessidade de formação de professores para o trabalho com esse grupo de estudantes, dialogou-se com os seguintes autores para elaborar nossas reflexões e análises: Joseph Renzulli, Howard Gardner, Suzana Pérez, Inês Bragança, Belmira Bueno e António Nóvoa. Trata-se de uma pesquisa que percorreu, prioritariamente, os caminhos propostos pelas metodologias qualitativas e participativas em ciências sociais e humanas, mas que também realizou levantamento preliminar de aspecto quantitativo, para orientar nossas escolhas com relação ao formato e ao conteúdo do produto desenvolvido. Foram analisados os dados coletados e as experiências das diferentes fases do projeto e observou-se que o curso de formação continuada, mesmo sendo on-line, incitou uma comunicação mais próxima e um acolhimento dos profissionais participantes que compartilharam seus medos, inseguranças e desafios do dia a dia em sala de aula devido ao fato de ter sido organizado por meio de rodas de conversa. A pesquisadora também aprendeu muito no processo e compreende que formar é também formar-se. Orientadora: Rejany dos Santos Dominick. Coorientadora: Fernanda Serpa Cardoso-
Tamanho: dc.format.extent4.72 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa Autobiográfica-
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidades ou Superdotação-
Palavras-chave: dc.subjectExperiências-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docente-
Título: dc.titleALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA, EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO E NA FORMAÇÃO DOCENTE-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseAltas Habilidades ou Superdotação: a inclusão na educação-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons