Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Daniela Mendes Vieira Alves Rejany dos Santos Dominick Fernanda Serpa Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-26T16:24:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-26T16:24:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Daniela Mendes.pdf.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918484 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste estudo abordamos os desafios da inclusão no ambiente escolar e da formação dos professores para o trabalho especializado com pessoas identificadas com altas habilidades ou superdotação. Teve como objetivo geral o de organizar um curso de formação continuada de professores, na modalidade à distância, com Rodas de Conversa que estimuladoras das reflexões e das narrativas dos professores sobre a inclusão de estudantes com comportamento superdotado no ambiente escolar. Tomando a narrativa dos docentes participantes do curso e a narrativa autobiográfica da autora como caminho condutor das reflexões sobre a realidade nas escolas e sobre a necessidade de formação de professores para o trabalho com esse grupo de estudantes, dialogou-se com os seguintes autores para elaborar nossas reflexões e análises: Joseph Renzulli, Howard Gardner, Suzana Pérez, Inês Bragança, Belmira Bueno e António Nóvoa. Trata-se de uma pesquisa que percorreu, prioritariamente, os caminhos propostos pelas metodologias qualitativas e participativas em ciências sociais e humanas, mas que também realizou levantamento preliminar de aspecto quantitativo, para orientar nossas escolhas com relação ao formato e ao conteúdo do produto desenvolvido. Foram analisados os dados coletados e as experiências das diferentes fases do projeto e observou-se que o curso de formação continuada, mesmo sendo on-line, incitou uma comunicação mais próxima e um acolhimento dos profissionais participantes que compartilharam seus medos, inseguranças e desafios do dia a dia em sala de aula devido ao fato de ter sido organizado por meio de rodas de conversa. A pesquisadora também aprendeu muito no processo e compreende que formar é também formar-se. Orientadora: Rejany dos Santos Dominick. Coorientadora: Fernanda Serpa Cardoso | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4.72 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa Autobiográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Altas Habilidades ou Superdotação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | - |
Título: dc.title | ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA, EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO E NA FORMAÇÃO DOCENTE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Altas Habilidades ou Superdotação: a inclusão na educação | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Daniela Mendes.pdf.pdf | 4,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918484/2/Dissertação Daniela Mendes.pdf.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons