
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, CARLA ANDRÉIA SOUZA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-23T18:47:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-23T18:47:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-23 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918482 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem o objetivo de compreender de que forma o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano idealiza e materializa o ingresso de estudantes, com o foco nos processos seletivos dos cursos do Ensino Médio Integrado, sendo apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, IF Baiano Campus Catu, para obtenção do título de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Como estratégia metodológica, a dissertação foi apresentada em formato multipaper, tendo em seus artigos a vivência e experiência do pesquisador tratadas como elementos relevantes para a obtenção do rigor na pesquisa qualitativa. No trabalho, foi feita uma análise documental para verificar de que forma o ingresso de estudantes é abordado nos documentos institucionais, e foi realizado um mapeamento do histórico dos processos seletivos de ingresso de estudantes do EMI do IF Baiano. Como resultado, foi identificado que no âmbito do IF Baiano tem poucas ocorrências sobre a temática pesquisada, indicando que a instituição deve avançar mais nos debates e, por conseguinte, na renovação e produção de normatizações que mencionem de que forma se busca a democratização do acesso. Ademais, as formas de ingressos dos processos seletivos precisam se alinhar aos princípios da Educação Profissional e Tecnológica, de forma que o candidato seja recebido na instituição considerando suas competências em todas as dimensões da vida, e não apenas pela aferição dos conhecimentos, de forma pontual ou processual. Diante dos estudos, foi possível construir um guia como Produto Educacional para dar subsídios ao debate sobre ingresso de estudantes no Ensino Médio Integrado, visando promover discussões a respeito da temática no âmbito do IF Baiano e em outros institutos da rede federal, além de ampliar os estudos nacionais sobre o tema. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 21MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ingresso | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo seletivo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
| Título: dc.title | INGRESSO DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação CARLA NASCIMENTO VERSÃO FINAL.pdf | 21.26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918482/2/Dissertação CARLA NASCIMENTO VERSÃO FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons