INGRESSO DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, CARLA ANDRÉIA SOUZA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-23T18:47:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-23T18:47:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-23-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918482-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de compreender de que forma o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano idealiza e materializa o ingresso de estudantes, com o foco nos processos seletivos dos cursos do Ensino Médio Integrado, sendo apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, IF Baiano Campus Catu, para obtenção do título de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Como estratégia metodológica, a dissertação foi apresentada em formato multipaper, tendo em seus artigos a vivência e experiência do pesquisador tratadas como elementos relevantes para a obtenção do rigor na pesquisa qualitativa. No trabalho, foi feita uma análise documental para verificar de que forma o ingresso de estudantes é abordado nos documentos institucionais, e foi realizado um mapeamento do histórico dos processos seletivos de ingresso de estudantes do EMI do IF Baiano. Como resultado, foi identificado que no âmbito do IF Baiano tem poucas ocorrências sobre a temática pesquisada, indicando que a instituição deve avançar mais nos debates e, por conseguinte, na renovação e produção de normatizações que mencionem de que forma se busca a democratização do acesso. Ademais, as formas de ingressos dos processos seletivos precisam se alinhar aos princípios da Educação Profissional e Tecnológica, de forma que o candidato seja recebido na instituição considerando suas competências em todas as dimensões da vida, e não apenas pela aferição dos conhecimentos, de forma pontual ou processual. Diante dos estudos, foi possível construir um guia como Produto Educacional para dar subsídios ao debate sobre ingresso de estudantes no Ensino Médio Integrado, visando promover discussões a respeito da temática no âmbito do IF Baiano e em outros institutos da rede federal, além de ampliar os estudos nacionais sobre o tema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent21MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectIngressopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcesso seletivopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Título: dc.titleINGRESSO DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO NO INSTITUTO FEDERAL BAIANOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
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