
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São João Del-Rei UFSJ | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Brandão, Tatiana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Batista, Ben Dêivide | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-22T22:04:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-22T22:04:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TatianaUFSJRecEdu | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918479 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Na busca por métodos eficazes de ensino, é fundamental explorar abordagens que tornem a matemática mais acessível e envolvente para os estudantes. A utilização de personagens e histórias, como os Matemons, apresentados no trabalho de dissertação intitulado “Narrativas Visuais na Educação Matemática: Explorando a História da Matemática com Histórias em Quadrinhos ” Brandão e Batista (2024b), emerge como uma estratégia inovadora que facilita a compreensão de conceitos matemáticos, conectando os estudantes à rica história da matemática. Este trabalho apresenta uma aplicação prática que visa integrar a teoria matemática com atividades dinâmicas e interativas, permitindo que os estudantes experimentem a adição e suas propriedades de maneira lúdica e contextualizada. Esta aplicação prática busca enriquecer a experiência de aprendizado dos estudantes e equipar os professores com ferramentas e estratégias que podem ser facilmente incorporadas ao currículo escolar. Com isso, espera-se que a matemática deixe de ser vista como uma mera disciplina teórica, passando a ser reconhecida como uma área do conhecimento rica em histórias, aplicações e interações que refletem a complexidade e a beleza do mundo ao nosso redor. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 194KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Aprendizagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Quadrinhos | pt_BR |
| Título: dc.title | Adicionix em: Explorando as Propriedades da Adição | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TatinaUFSJRecEdu.pdf | 189.47 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918479/2/TatinaUFSJRecEdu.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons