As tecnologias digitais possibilitando inovação na Educação do século XXI: As metodologias ativas no contexto da cultura digital

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Olinderge Priscilla Câmara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-20T17:10:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-20T17:10:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-20-
identificador: dc.identifier.otherAs tecnologias digitais possibilitando inovaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918461-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho apresenta como as transformações sociais têm levado às modificações de percepção no sistema educacional, levando em consideração que a dinâmica social está gradativamente mais interligada por meio das tecnologias digitais, sendo necessário inovar o processo de ensino para atender as necessidades dos estudantes do século XXI, tornando possível a partir da implantação das metodologias ativas no contexto da cultura digital, pois proporciona uma diversidade de recursos que pode ser utilizado no processo de ensino, tais como: aplicativos, redes sociais, os games, ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), dentre outros. Porém as escolas precisam oferecer a estrutura necessária, assim como os professores precisam buscar se atualizarem constantemente e com isso atualizarem as suas formas de ensinar e de aprender para que o ensino consiga acompanhar as mudanças ocorridas na era digital. Nesse sentido, a cultura digital contribui para compreensão das habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento dos estudantes, esses avanços proporcionam criatividade e inovação, proporcionando que o discente se torne o protagonista do seu aprendizado, pois sua aplicabilidade permite o desenvolvimento de novas competências, como a iniciativa, a criatividade, a criticidade reflexiva, a capacidade de autoavaliação e a cooperação para a execução do trabalho em equipe. Esta análise consiste em uma revisão da literatura a partir de pesquisa embasada na concepção de teóricos, objetivando identificar as possibilidades de inovação no ensino, a partir da utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação e das metodologias ativas no contexto da cultura digital.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1236pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura digitalpt_BR
Título: dc.titleAs tecnologias digitais possibilitando inovação na Educação do século XXI: As metodologias ativas no contexto da cultura digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons