Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFSJ/CSA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NATÁLIA PRISCILA ASSIS SILVEIRA, VIVIANE PARDINI VALÉRIO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FRANCINILDO NOBRE FERREIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-20T11:37:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-20T11:37:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | sequencia_didatica_1_Natalia_Viviane_Francinildo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918452 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Motivados pelo projeto de extensão intitulado Conexão: PROFMAT-UFSJ e Ensino Básico, desenvolvido na UFSJ desde 2021, desenvolvemos um trabalho de conclusão de curso do PROFMAT-UFSJ cujo título é Uma proposta extensionista de tutoria para o Enem: abordagem dialógica sobre porcentagem e função, defendido em fevereiro de 2024. Nesse trabalho, analisamos as provas de Matemática do Enem de 2018 a 2022, classificando suas questões por conteúdo e verificando a frequência em que esses conteúdos foram cobrados nesse exame. Em seguida, escolhemos dois dos principais conteúdos mais cobrados (porcentagem e função) e construímos duas sequências didáticas através de uma abordagem de ensino mais dinâmica e dialógica, utilizando metodologias ativas. A criação dessas sequências didáticas tem como objetivo principal contribuir com o projeto supracitado na preparação dos alunos participantes de sua tutoria de apoio para a realização do Enem. Neste texto apresentamos as duas sequências didáticas elaboradas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.527 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tutoria em matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Enem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologias ativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | porcentagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | função | pt_BR |
Título: dc.title | DUAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS PARA UMA AÇÃO EXTENSIONISTA DE TUTORIA DE PREPARAÇÃO PARA O ENEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-PROFMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MATEMÁTICA | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
sequencia_didatica_1_Natalia_Viviane_Francinildo.pdf | Sequência Didática | 7.53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918452/2/sequencia_didatica_1_Natalia_Viviane_Francinildo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons