Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Késsia Araujo dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-19T21:22:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-19T21:22:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Késsia Araujo dos Santos - 2024 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918421 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho visa compreender a presença e as abordagens assumidas no ensino de História da América na educação básica brasileira a partir da análise do uso do controverso conceito de populismo nas habilidades elencadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Os conceitos de currículo (Silva, 1999) e código disciplinar (Fernández, 2009) foram acionados na análise do espaço destinado à História da América no retrospecto de programas de ensino da História escolar no Brasil. A noção de que as obras didáticas são importantes documentos do Ensino de História subsidia a análise da representação do populismo na América Latina nas obras da Editora Moderna de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático em 2021 para o Ensino Médio. Interessa saber se o uso do conceito “populismo” ainda se vincula com a retórica da manipulação das massas, com a caracterização pejorativa de lideranças e com uma visão estereotipada e limitada da América Latina em meados do século XX, ou, ainda, se reflete apropriações contemporâneas da palavra. A dimensão propositiva é apresentada no formato de um livro digital, idealizado como um Caderno de Apoio Docente, no qual o foco consiste na problematização do conceito de populismo adotado pela BNCC e apropriado por livros didáticos, na apresentação de contrapontos a tais narrativas e sugestão de fontes para o trabalho crítico com os estudantes sobre a História da América Latina. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 36.996 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da América | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Populismo | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de história da América e o conceito de populismo: entre o currículo e as obras didáticas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Profhistória - Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Késsia Araujo dos Santos - 2024.pdf | 37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918421/2/Dissertação - Késsia Araujo dos Santos - 2024.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons