O ensino de história da América e o conceito de populismo: entre o currículo e as obras didáticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Késsia Araujo dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-19T21:22:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-19T21:22:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Késsia Araujo dos Santos - 2024pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918421-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho visa compreender a presença e as abordagens assumidas no ensino de História da América na educação básica brasileira a partir da análise do uso do controverso conceito de populismo nas habilidades elencadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Os conceitos de currículo (Silva, 1999) e código disciplinar (Fernández, 2009) foram acionados na análise do espaço destinado à História da América no retrospecto de programas de ensino da História escolar no Brasil. A noção de que as obras didáticas são importantes documentos do Ensino de História subsidia a análise da representação do populismo na América Latina nas obras da Editora Moderna de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático em 2021 para o Ensino Médio. Interessa saber se o uso do conceito “populismo” ainda se vincula com a retórica da manipulação das massas, com a caracterização pejorativa de lideranças e com uma visão estereotipada e limitada da América Latina em meados do século XX, ou, ainda, se reflete apropriações contemporâneas da palavra. A dimensão propositiva é apresentada no formato de um livro digital, idealizado como um Caderno de Apoio Docente, no qual o foco consiste na problematização do conceito de populismo adotado pela BNCC e apropriado por livros didáticos, na apresentação de contrapontos a tais narrativas e sugestão de fontes para o trabalho crítico com os estudantes sobre a História da América Latina.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent36.996 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Américapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPopulismopt_BR
Título: dc.titleO ensino de história da América e o conceito de populismo: entre o currículo e as obras didáticaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfhistória - Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons