Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Viana, Patrícia Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-19T21:26:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-19T21:26:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | UMA NOVA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA- UMA PERSPECTIVA DE ENSINO DECOLONIAL A PARTIR DA LITERATURA INDÍGEN | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918406 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação investiga a aplicação da literatura indígena para o ensino de história indígena na educação básica. Propõe o diálogo com a literatura indígena contemporânea e seus elementos didáticos e metodológicos para explorar a temática indígena, avaliando suas potencialidades. O objetivo é apresentar uma abordagem inovadora do ensino de história indígena, embasada nos estudos decoloniais, com o intuito de ampliar o conhecimento e a valorização da história indígena, sensibilizando e valorizando a importância de estudar essa temática e promover sua visibilidade por meio da literatura produzida pelos/as próprios/as indígenas. A parte propositiva da dissertação inclui a elaboração de um caderno orientador com diretrizes e sugestões para professores/as explorando o potencial da literatura indígena a partir de um olhar decolonial. A partir dele, temas fundamentais como a relação homem-natureza, questões identitárias e de autoria indígena são convocados para que a literatura indígena promova o diálogo com o campo do ensino de história, favorecendo professores/as em efetivo exercício. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.368 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
Título: dc.title | UMA NOVA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO DECOLONIAL A PARTIR DA LITERATURA INDÍGENA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Profhistória - Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons