Guia para Olimpíada de História Local: Um percurso em Angical do Piauí

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí (Uespi)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRANDÃO, Gleicy Kelly de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorTourinho, Mary Angélica Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-19T00:10:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-19T00:10:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-02-
identificador: dc.identifier.otherGuia para Olimpíada de História Local Um percurso em Angical do Piauí.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918395-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi elaborado como um dos Mestranda: Gleicy Kelly de Souza Brandão requisitos de conclusão do Mestrado Profissional TENHA DEPOIMENTOS DOS em Ensino Orientadora: Mary Angélica Costa Tourinho de História, (PROFHISTORIA), pela Universidade Estadual do SEUS Prof. PRIMEIROS CLIENTES Piauí, Campus Alexandre Alves de Oliveira – Parnaíba-PI, integrado ao texto dissertativo intitulado: ENSINO DE HISTÓRIA E OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB): experiências e perspectivas em Angical do Piauí, realizada entre 2022 à 2024. O produto que apresentamos, busca estimular educadores a criarem e aplicarem uma olimpíada de história na escola onde atuam com foco sobre a história local. O “Guia para olimpíada de história local: um percurso em Angical do Piauí” contém uma versão modificada e simplificada da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), ideia que surgiu durante o curso do Mestrado profissional em Ensino de História na escrita da dissertação ao escolher uma proposta do produto que estivesse relacionado com minha experiência em sala de aula em Angical do Piauí e como professora orientadora na ONHB. Assim, esses três aspectos (a provocação acadêmica, o chão da escola, e a experiência olímpica) foram fundamentais para a construção desse produto. Essa proposta didática se volta para a história local, possibilitando aos estudantes a compreensão da história da cidade em diferentes contextos. Uma intervenção ativa que possibilita a reflexão de forma coletiva e colaborativa, buscando a participação de estudantes do Ensino Médio e contribuindo para um ensino de história crítico e reflexivo. Um guia prático para os educadores que tenham o interesse em realizar uma olimpíada sobre a história da cidade e da região, com ideias que podem facilitar o processo de organização, execução e avaliação dos resultados da olimpíada de história local.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOlimpíada Nacional em História do Brasil- ONHBpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAngical do Piauí - PIpt_BR
Título: dc.titleGuia para Olimpíada de História Local: Um percurso em Angical do Piauípt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de História (Profhistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons