Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BUSCARATTO, Cássio Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VALER, Salete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-18T21:35:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-18T21:35:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Operador de Computador: uma sequência didática para formação integral | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918394 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional resulta da pesquisa Práticas pedagógicas no Curso de qualificação profissional em Operador de Computador - EJA integrada à EPT: um estudo com foco nos fundamentos e princípios da EPT realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) com o objetivo geral de investigar a relação teórico-prática com foco nos fundamentos e princípios da EPT nas atividades do caderno pedagógico do Curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador - EJA Integrada à EPT. Pela aplicação dos instrumentos, tanto na análise do conteúdo do caderno pedagógico, como das respostas do questionário pelos docentes, os resultados demonstraram lacunas em termos da relação teórico-prática dos fundamentos e princípios da EPT. Com base nesses resultados, foi elaborado este produto educacional na categoria tipologia de Sequência Didática (SD), intitulada Operador de computador: sequência didática para a formação integral. Esta SD foca nos cinco passos didáticos propostos por Gasparin (2012) com base em Saviani (2011): a prática social inicial, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social final. Tem por objetivo apresentar uma sequência de atividades pedagógicas com foco na formação integral para ser aplicada no Componente Curricular Introdução à Informática no Curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador - EJA integrada à EPT. A sua implementação pode contribuir para o aprimoramento das habilidades pedagógicas dos docentes não só do curso em estudo, mas em diversos contextos educativos, haja vista os pressupostos teóricos que a sustentam. Para os estudantes esse conhecimento prático-teórico promove habilidades cognitivas, linguísticas e sociais, em que a prática profissional é aprendida sustentada pela teoria, estimulando a reflexão crítica e a participação ativa na sociedade, preparando-os para os desafios profissionais como cidadãos conscientes da necessidade da transformação social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.66 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Praticas educativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fundamentos e Princípios da EPT | pt_BR |
Título: dc.title | Operador de computador: Sequência didática para a formação integral | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso - Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons