Operador de computador: Sequência didática para a formação integral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBUSCARATTO, Cássio Eduardo-
Autor(es): dc.contributor.authorVALER, Salete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-18T21:35:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-18T21:35:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
identificador: dc.identifier.otherOperador de Computador: uma sequência didática para formação integralpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918394-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional resulta da pesquisa Práticas pedagógicas no Curso de qualificação profissional em Operador de Computador - EJA integrada à EPT: um estudo com foco nos fundamentos e princípios da EPT realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) com o objetivo geral de investigar a relação teórico-prática com foco nos fundamentos e princípios da EPT nas atividades do caderno pedagógico do Curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador - EJA Integrada à EPT. Pela aplicação dos instrumentos, tanto na análise do conteúdo do caderno pedagógico, como das respostas do questionário pelos docentes, os resultados demonstraram lacunas em termos da relação teórico-prática dos fundamentos e princípios da EPT. Com base nesses resultados, foi elaborado este produto educacional na categoria tipologia de Sequência Didática (SD), intitulada Operador de computador: sequência didática para a formação integral. Esta SD foca nos cinco passos didáticos propostos por Gasparin (2012) com base em Saviani (2011): a prática social inicial, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social final. Tem por objetivo apresentar uma sequência de atividades pedagógicas com foco na formação integral para ser aplicada no Componente Curricular Introdução à Informática no Curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador - EJA integrada à EPT. A sua implementação pode contribuir para o aprimoramento das habilidades pedagógicas dos docentes não só do curso em estudo, mas em diversos contextos educativos, haja vista os pressupostos teóricos que a sustentam. Para os estudantes esse conhecimento prático-teórico promove habilidades cognitivas, linguísticas e sociais, em que a prática profissional é aprendida sustentada pela teoria, estimulando a reflexão crítica e a participação ativa na sociedade, preparando-os para os desafios profissionais como cidadãos conscientes da necessidade da transformação social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.66 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPraticas educativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFundamentos e Princípios da EPTpt_BR
Título: dc.titleOperador de computador: Sequência didática para a formação integralpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT).pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Curso - Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons