ENSINO DE HISTÓRIA E OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB): experiências e perspectivas em Angical do Piauí.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí (Uespi)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRANDÃO, GLEICY KELLY DE SOUZA-
Autor(es): dc.contributor.authorTourinho, Mary Angélica Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-16T21:41:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-16T21:41:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-02-
identificador: dc.identifier.otherGLEICY KELLY DE SOUZA BRANDÃO.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918374-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como temática a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), percebida como uma experiência de apropriação e difusão do conhecimento histórico e o ensino de história em escolas públicas estaduais de nível médio na cidade de Angical do Piauí. O objetivo do estudo consiste em analisar a ONHB como um dos meios de acesso ao conhecimento histórico, por meio de práticas que estimule a aprendizagem. Buscando-se compreender em qual contexto político/educacional a Olimpíada Nacional em História do Brasil surgiu, analisando a olimpíada como parte de uma política educacional que contribui para o ensino da história de forma criativa, motivadora, crítica e coletiva. O percurso metodológico da pesquisa exploratória trata-se de um levantamento bibliográfico, realizado por meio por meio de leituras com fins de embasamento teórico sobre os conceitos de gamificação, aprendizagem significativa e metodologias ativas. Levando em consideração às mudanças que se processaram diante do conhecimento histórico e do desenvolvimento no conhecimento da Educação e no ensino da disciplina, leva-se em consideração que a olimpíada é uma prática que permite reflexões sobre o próprio processo de ensino e aprendizagem de História. Como proposta de intervenção didático pedagógica, elaborou-se um guia de orientação, visando a organização de uma olimpíada interna, ou seja, um trabalho prático, com as características e fases da ONHB, sobre a história de Angical do Piauí, que pode ser aplicada como estratégia didática, possibilitando a ampliação de conhecimentos dos educandos sobre a história local, além de desenvolver experiências de trabalho coletivo entre os educandos e permitir uma melhor preparação para as provas da ONHB. Com a pesquisa foi possível atestar que a ONHB promove e estimula uma aprendizagem com práticas de gamificação e uso novas metodologias que estimula nos estudantes o estudo da História de maneira ativa e significativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOlimpíada Nacional em História do Brasil- ONHBpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAngical do Piauí -PIpt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB): experiências e perspectivas em Angical do Piauí.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de História (Profhistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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