Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Piauí (Uespi) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BRANDÃO, GLEICY KELLY DE SOUZA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tourinho, Mary Angélica Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-16T21:41:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-16T21:41:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | GLEICY KELLY DE SOUZA BRANDÃO.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918374 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como temática a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), percebida como uma experiência de apropriação e difusão do conhecimento histórico e o ensino de história em escolas públicas estaduais de nível médio na cidade de Angical do Piauí. O objetivo do estudo consiste em analisar a ONHB como um dos meios de acesso ao conhecimento histórico, por meio de práticas que estimule a aprendizagem. Buscando-se compreender em qual contexto político/educacional a Olimpíada Nacional em História do Brasil surgiu, analisando a olimpíada como parte de uma política educacional que contribui para o ensino da história de forma criativa, motivadora, crítica e coletiva. O percurso metodológico da pesquisa exploratória trata-se de um levantamento bibliográfico, realizado por meio por meio de leituras com fins de embasamento teórico sobre os conceitos de gamificação, aprendizagem significativa e metodologias ativas. Levando em consideração às mudanças que se processaram diante do conhecimento histórico e do desenvolvimento no conhecimento da Educação e no ensino da disciplina, leva-se em consideração que a olimpíada é uma prática que permite reflexões sobre o próprio processo de ensino e aprendizagem de História. Como proposta de intervenção didático pedagógica, elaborou-se um guia de orientação, visando a organização de uma olimpíada interna, ou seja, um trabalho prático, com as características e fases da ONHB, sobre a história de Angical do Piauí, que pode ser aplicada como estratégia didática, possibilitando a ampliação de conhecimentos dos educandos sobre a história local, além de desenvolver experiências de trabalho coletivo entre os educandos e permitir uma melhor preparação para as provas da ONHB. Com a pesquisa foi possível atestar que a ONHB promove e estimula uma aprendizagem com práticas de gamificação e uso novas metodologias que estimula nos estudantes o estudo da História de maneira ativa e significativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Olimpíada Nacional em História do Brasil- ONHB | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Angical do Piauí -PI | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB): experiências e perspectivas em Angical do Piauí. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de História (Profhistória) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GLEICY KELLY DE SOUZA BRANDÃO.pdf | 14,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918374/2/GLEICY KELLY DE SOUZA BRANDÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons