Como Visitar Um Conjunto Histórico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí (Uespi)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, FLAVIANO OLIVEIRA DOS-
Autor(es): dc.contributor.authorPinheiro, Áurea da Paz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-16T21:24:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-16T21:24:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-30-
identificador: dc.identifier.otherComo visitar um Conjunto Histórico_Flaviano Oliveira.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918353-
Resumo: dc.description.abstractPrezado(a) professor(a), É com alegria que disponibilizamos este material de apoio didático, intitulado COMO VISITAR UM CONJUNTO HISTÓRICO. Ele faz parte da pesquisa “Patrimônio Cultural e Ensino de História: uma pesquisa-ação com estudantes da Escola de Ensino Médio Doutor Júlio de Carvalho em Viçosa do Ceará, Ceará, Brasil”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), durante os anos de 2022 a 2024, sob a orientação da Prof. Dra Áurea da Paz Pinheiro. Este conteúdo resulta da trajetória de estudos e intervenções realizadas ao longo do Mestrado ProfHistória, com pesquisa-ação desenvolvida com um grupo de estudantes da Escola de Ensino Médio Doutor Júlio de Carvalho, localizada no município de Viçosa do Ceará, Estado do Ceará. Pautado na relação existente entre o campo do patrimônio cultural e do Ensino de História, este material busca auxiliar os colegas professores e seus/suas alunos/ as nas atividades de sala de aula, que tenham como objeto a interlocução entre o conhecimento histórico e os conjuntos históricos, entendendo a abordagem do patrimônio cultural em sua diversidade de expressões, presentes nos conjuntos históricos, como forma de potencializar a aprendizagem da História, a conscientização sobre o meio em que os estudantes vivem e sobre o patrimônio que constitui essa realidade. O objetivo é incentivar a construção do conhecimento, a interação, identificação e ação dos estudantes frente às referências culturais existentes no meio de convívio. Portanto, este estudo apresenta reflexões que podem ser consideradas para a construção de ações em conjuntos históricos. Desejamos ótima leitura e que este material contribua para a sua prática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio e Educação Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectViçosa do Cearápt_BR
Título: dc.titleComo Visitar Um Conjunto Históricopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino de História (Profhistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons