Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Osinéia dos Santos Won Ancken, Roseli Adriana Blümke Feistel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-16T21:12:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-16T21:12:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Física e o trânsito: uma abordagem problematizadora | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918349 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional “Física e o Trânsito: uma abordagem problematizadora” – caracterizado como Produto Técnico-Tecnológico (PTT) – Material didático/instrucional – refere-se à um Material de Apoio Pedagógico (MAP) constituído por uma Sequência Didática e uma Cartilha do Aluno, vinculado ao Projeto de Pesquisa intitulado “Ensino de Física na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos: uma abordagem problematizadora”, da mestranda Osinéia dos Santos Won Ancken, sob a orientação da Profa. Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel. O trabalho desenvolvido faz parte da linha de pesquisa de Ensino de Ciências da Natureza do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop. O MAP é composto por uma Sequência Didática e uma Cartilha do Aluno direcionados, respectivamente, à professores de Física e alunos do 1º ano do Ensino Médio. O Produto Educacional elaborado visa subsidiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas problematizadoras de modo a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Física para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Por meio do MAP busca-se trabalhar o ensino de Física acerca da temática “trânsito” envolvendo uma abordagem problematizadora na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos. A Sequência Didática e a Cartilha do Aluno apresentam diferentes situações acerca da temática “trânsito” e sua relação com competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transito | pt_BR |
Título: dc.title | Física e o trânsito: uma abordagem problematizadora | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Osinéia_PE_2023.pdf | Física e o trânsito: uma abordagem problematizadora | 5,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918349/2/Osinéia_PE_2023.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons