ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DOCENTE PARA ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM DISLEXIA DO IF BAIANO CAMPUS GUANAMBI: UM ESTUDO DE CASO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFNMGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Cardoso, Maria do Carmo Neves Rosiney Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-16T18:25:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-16T18:25:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-16-
identificador: dc.identifier.otherTexto sobre a dissertação intitulada: ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DOCENTE PARA ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM DISLEXIA DO IF BAIANO CAMPUS GUANAMBI: UM ESTUDO DE CASO NA PERSPECTIVA INCLUSIVApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918340-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo geral investigar como estratégias de mediação docente podem contribuir para o processo de ensino- aprendizagem e inclusão dos estudantes com dislexia do Instituto Federal Baiano Campus Guanambi. Neste contexto, a questão central norteada pelo problema de pesquisa foi: como estratégias de mediação docente podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem e inclusão dos discentes com dislexia do IF Baiano Campus Guanambi? Neste esteio, a pesquisa trabalhou conceitos sobre inclusão, dislexia, formação docente e ensino médio Integrado. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se caracterizou por uma perspectiva de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Além de se valer do Estudo de caso, adotou como instrumentos para coletas de dados uma observação direta numa sala de aula e as entrevistas estruturadas direcionadas aos quatro professores que lecionam para estudantes com dislexia no curso de ensino médio integrado em Informática para Internet, ao coordenador do citado curso, ao Profissional de AEE, à coordenadora e à assessora pedagógica do NAPNE, todos do Campus lócus da pesquisa. Os dados obtidos foram organizados e categorizados segundo a Análise de Conteúdo, os quais deram origem a quatro categorias de análises, discutidas à luz do referencial teórico levantado. A legislação tanto mundial como brasileira asseguram os direitos a uma educação inclusiva para todos os estudantes. Apesar disso, ainda encontramos desafios na formação inicial e continuada de professores e demais profissionais da educação. Os resultados alcançados apontam que a falta de formação desses profissionais pode ser considerada uma falha nos seus processos formativos, já que a dislexia deveria ser melhor compreendida pelas estratégias que possam contribuir com a aprendizagem e a inclusão do estudante com esse distúrbio. Estas estratégias inclusivas devem ser abordadas de forma teórica e prática para que possam oportunizar a ressignificação das práticas educativas dos participantes. O produto educacional se constituiu em um ebook com estratégias inclusivas para dar suporte teórico e prático aos participantes do estudo, cujo tema foi identificado após as entrevistas com os professores e profissionais de educação e sua validação se deu por meio de uma ficha avaliativa aplicada, que utilizou o Google Word . Deste modo, podem ser destacados alguns benefícios da pesquisa: os professores e outros profissionais de educação foram convidados a construir e criar estratégias pedagógicas diante de suas necessidades, foi possível estabelecer diálogo em função das entrevistas acerca das estratégias necessárias para atendimento aos estudantes com dislexia que mobilizam o trabalho do professor e dos outros profissionais do Ensino Médio Integrado da Educação Profissional Tecnológica, bem como a implementação do próprio ebook como produto educacional.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integrado. Inclusão. Ensino Profissional. Dislexia. Produto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DOCENTE PARA ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM DISLEXIA DO IF BAIANO CAMPUS GUANAMBI: UM ESTUDO DE CASO NA PERSPECTIVA INCLUSIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrientaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons