
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MAIA, JULIA CORRÊA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MATOS, HAROLDO JOSÉ | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-15T13:52:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-15T13:52:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PORTFOLIO PARA REGISTRO DE ATIVIDADE PISC | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918334 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Foi elaborado um Portfólio autoinstrucional, reflexivo e interativo para subsidiar a utilização da Metodologia da Problematização no PISC. O documento contém a identificação da unidade, alunos, professores, semestre letivos e data de início do seu desenvolvimento; assinatura dos membros responsáveis, incluindo discente e docente; e cinco caixas de texto para escrita manual dos alunos, que englobam cada etapa do Arco de Maguerez, cada um deles com uma breve orientação do que deve ser preenchido por etapa e quais tópicos do trabalho escrito estão associados, organizados a partir de vivência dos pesquisadores com a metodologia, além de referências que auxiliaram na estruturação (Berbel, 2012; Coutinho, 2024; Sousa, 2021; Vieira, 2015), e, por fim, um espaço para desenvolvimento de mapa mental, sintetizando a teoria da primeira parte e conectando com a prática do segundo momento a ser realizado o PISC e preenchimento do portfólio. Todas as etapas foram pensadas para auxiliar os discentes na organização da parte teórica, escrita e prática do PISC, perfazendo maior objetividade ao abordar a construção de um texto científico e intimidade com as etapas do Arco de Maguerez, sendo essa uma das principais fraquezas elencadas pelos discentes no estudo, além de contribuir para as fortalezas o uso do Arco de Maguerez. Dessa forma, a parte 1 direcionada para o desenvolvimento das primeiras etapas de um estudo, como introdução, justificativa, objetivos e referencial teórico; enquanto a parte 2 a metodologia, orçamento, cronograma, proposta de intervenção e conclusão. Portanto, o preenchimento do portfólio foi objetivado para ser realizado no decorrer dos semestres acadêmicos de desenvolvimento do PISC, totalizando um ano letivo. Ademais, o modelo do produto foi desenvolvido com foco nos alunos do CESUPA, porém o mesmo é um produto global e poderá ser utilizado em outras escolas médicas que também façam o uso da Metodologia da Problematização com atuação na comunidade, por meio do compartilhamento do mesmo por via eletrônico, caso haja interesse. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 436 KBYTES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | PORTFOLIO; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | PROBLEMATIZAÇÃO | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | COMUNIDADE | pt_BR |
| Título: dc.title | Portfólio autoinstrucional, reflexivo e interativo para Projeto de Intervenção em Saúde na Comunidade | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO EM SAÚDE | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EDUCAÇÃO MÉDICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PORTFOLIO PARA REGISTRO DE ATIVIDADE PISC.pdf | 436,4 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918334/2/PORTFOLIO PARA REGISTRO DE ATIVIDADE PISC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons