Portfólio autoinstrucional, reflexivo e interativo para Projeto de Intervenção em Saúde na Comunidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMAIA, JULIA CORRÊA-
Autor(es): dc.contributor.authorMATOS, HAROLDO JOSÉ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-15T13:52:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-15T13:52:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-01-
identificador: dc.identifier.otherPORTFOLIO PARA REGISTRO DE ATIVIDADE PISCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918334-
Resumo: dc.description.abstractFoi elaborado um Portfólio autoinstrucional, reflexivo e interativo para subsidiar a utilização da Metodologia da Problematização no PISC. O documento contém a identificação da unidade, alunos, professores, semestre letivos e data de início do seu desenvolvimento; assinatura dos membros responsáveis, incluindo discente e docente; e cinco caixas de texto para escrita manual dos alunos, que englobam cada etapa do Arco de Maguerez, cada um deles com uma breve orientação do que deve ser preenchido por etapa e quais tópicos do trabalho escrito estão associados, organizados a partir de vivência dos pesquisadores com a metodologia, além de referências que auxiliaram na estruturação (Berbel, 2012; Coutinho, 2024; Sousa, 2021; Vieira, 2015), e, por fim, um espaço para desenvolvimento de mapa mental, sintetizando a teoria da primeira parte e conectando com a prática do segundo momento a ser realizado o PISC e preenchimento do portfólio. Todas as etapas foram pensadas para auxiliar os discentes na organização da parte teórica, escrita e prática do PISC, perfazendo maior objetividade ao abordar a construção de um texto científico e intimidade com as etapas do Arco de Maguerez, sendo essa uma das principais fraquezas elencadas pelos discentes no estudo, além de contribuir para as fortalezas o uso do Arco de Maguerez. Dessa forma, a parte 1 direcionada para o desenvolvimento das primeiras etapas de um estudo, como introdução, justificativa, objetivos e referencial teórico; enquanto a parte 2 a metodologia, orçamento, cronograma, proposta de intervenção e conclusão. Portanto, o preenchimento do portfólio foi objetivado para ser realizado no decorrer dos semestres acadêmicos de desenvolvimento do PISC, totalizando um ano letivo. Ademais, o modelo do produto foi desenvolvido com foco nos alunos do CESUPA, porém o mesmo é um produto global e poderá ser utilizado em outras escolas médicas que também façam o uso da Metodologia da Problematização com atuação na comunidade, por meio do compartilhamento do mesmo por via eletrônico, caso haja interesse.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent436 KBYTESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPORTFOLIO;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROBLEMATIZAÇÃOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCOMUNIDADEpt_BR
Título: dc.titlePortfólio autoinstrucional, reflexivo e interativo para Projeto de Intervenção em Saúde na Comunidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO EM SAÚDEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEDUCAÇÃO MÉDICApt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons