
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Naene, Jaime Ernesto | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fucumbe, Augusto Lucas | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Domingos Alface, Carlos José | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cândido Zacarias, Albino | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-16T18:34:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-16T18:34:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/786 | - |
| identificador: dc.identifier.other | SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918328 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta um projeto pedagógico inovador, focado na sustentabilidade ambiental, adaptado para as escolas do ensino secundário geral em Moçambique, com ênfase no estudo do impacto ambiental na bacia do rio Búzi. Utilizando uma abordagem metodológica mista, incluindo pesquisa bibliográfica, estudo de caso e entrevistas com alunos da 12ª classe da Escola Secundária de Búzi, este estudo envolveu uma amostra significativa de 24 participantes. A análise de conteúdo e dados estatísticos revelaram que as atividades práticas de campo foram cruciais, pois não só integraram teoria e prática, mas também fomentaram uma mentalidade crítica nos alunos, preparando-os para a intervenção social na preservação e no uso sustentável dos recursos naturais. Os autores reconhecem a importância e a potencial legitimação deste projeto pedagógico, embora admitam limitações devido à escolha de uma amostra por conveniência, que representava 10% do total de alunos frequentando a 12ª classe. Este estudo demonstra a eficácia de incorporar a educação ambiental no currículo escolar, promovendo assim a melhoria da qualidade de ensino e a consciência ambiental no contexto específico do Búzi. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,7 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | PROJETO PEDAGÓGICO | pt_BR |
| Título: dc.title | PROJETO PEDAGOGICO ESCOLAR ADAPTADO À SUSTENTABILIDADEAMBIENTAL COMO MECANISMO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINONO BÚZI – MOÇAMBIQUE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons