PROJETO PEDAGOGICO ESCOLAR ADAPTADO À SUSTENTABILIDADEAMBIENTAL COMO MECANISMO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINONO BÚZI – MOÇAMBIQUE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNaene, Jaime Ernesto-
Autor(es): dc.contributor.authorFucumbe, Augusto Lucas-
Autor(es): dc.contributor.authorDomingos Alface, Carlos José-
Autor(es): dc.contributor.authorCândido Zacarias, Albino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-16T18:34:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-16T18:34:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/786-
identificador: dc.identifier.otherSUSTENTABILIDADE AMBIENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918328-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta um projeto pedagógico inovador, focado na sustentabilidade ambiental, adaptado para as escolas do ensino secundário geral em Moçambique, com ênfase no estudo do impacto ambiental na bacia do rio Búzi. Utilizando uma abordagem metodológica mista, incluindo pesquisa bibliográfica, estudo de caso e entrevistas com alunos da 12ª classe da Escola Secundária de Búzi, este estudo envolveu uma amostra significativa de 24 participantes. A análise de conteúdo e dados estatísticos revelaram que as atividades práticas de campo foram cruciais, pois não só integraram teoria e prática, mas também fomentaram uma mentalidade crítica nos alunos, preparando-os para a intervenção social na preservação e no uso sustentável dos recursos naturais. Os autores reconhecem a importância e a potencial legitimação deste projeto pedagógico, embora admitam limitações devido à escolha de uma amostra por conveniência, que representava 10% do total de alunos frequentando a 12ª classe. Este estudo demonstra a eficácia de incorporar a educação ambiental no currículo escolar, promovendo assim a melhoria da qualidade de ensino e a consciência ambiental no contexto específico do Búzi.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSUSTENTABILIDADE AMBIENTALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROJETO PEDAGÓGICOpt_BR
Título: dc.titlePROJETO PEDAGOGICO ESCOLAR ADAPTADO À SUSTENTABILIDADEAMBIENTAL COMO MECANISMO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINONO BÚZI – MOÇAMBIQUEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons