Sequência Didática: O uso de materiais manipuláveis para o estudo de polígonos nos anos finais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerro, Fabiano-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-16T17:08:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-16T17:08:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-28-
identificador: dc.identifier.otherRecurso Educacional - Fabiano Monçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918326-
Resumo: dc.description.abstractNosso Recurso Educacional, direcionado aos Anos Finais do Ensino Fundamental, consiste em uma sequência didática que tem por objetivo introduzir o ensino de polígonos com uma abordagem pedagógica voltada para a construção do conhecimento por meio da interação do educando com objetos dos quais possa manipular. Quando iniciamos uma pesquisa sobre uso de materiais manipuláveis na educação, vimos que seu uso é mais antigo que a maioria das pessoas imaginam, confessamos que nós nos incluímos nessa maioria. Os primeiros registros históricos de utilização de recursos manipuláveis como construção de um modelo pedagógico surgem do século XVII com Jan Amos Komensky, que era conhecido como Comenius1. Você imaginou que era tão antiga assim a utilização de materiais manipuláveis? Esse foi o marco inicial para o uso de materiais manipuláveis na educação. O nosso desejo com este trabalho é deixar uma contribuição para a comunidade acadêmica, trazendo uma sequência didática que faz uso de materiais manipuláveis conhecidos e de um material que foi criado especificamente para esta pesquisa. Dividida em quatro aulas, essa sequência didática foi elaborada para o ensino de polígonos e suas propriedades, também abordando assuntos como segmentos de reta, ângulos e linhas poligonais. Esperamos que, ao utilizar esse trabalho, você consiga oferecer aulas interativas e que despertem a atenção dos alunos ao conteúdo proposto, onde agindo como mediador do processo de aprendizagem, possa colher bons frutos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.281 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMateriais Manipuláveispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolígonospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleSequência Didática: O uso de materiais manipuláveis para o estudo de polígonos nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino Básicopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons