AKANGATU, O LEVANTE DA MEMÓRIA: ENSINO DE HISTÓRIA E LETRAMENTO PATRIMONIAL EM CACHOEIRA DOS ÍNDIOS-PB

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariript_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDANTAS, DJALMA LUIZ DO NASCIMENTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-13T18:40:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-13T18:40:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherAKANGATU, O LEVANTE DA MEMÓRIA. ENSINO DE HISTÓRIA E LETRAMENTO PATRIMONIAL EM CACHOEIRA DOS ÍNDIOS.PBpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918258-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho foi realizado na perspectiva de uma abordagem inovadora para o Ensino de História na Educação Básica, utilizando para o caminho metodológico de pesquisa os campos da Educação Patrimonial e da História oral como ferramentas metodológicas para a compreensão da História, promovendo o Letramento Patrimonial, para ao final consolidar a Consciência História, a partir do levante da memória mobilizadas pelos patrimônios históricos e culturais do lugar, construindo uma concepção e percepção da atuação docente do ensino de História, tendo como cenário histórico de pesquisa o município de Cachoeira dos Índios-PB. Buscou-se mitigar as dificuldades de ensino da disciplina de forma significativa, tornando-a atraente e problematizadora, ocupando todo o município e ouvindo os cachoeirenses, como espaço de aprendizagem histórico escolar. Procuro discutir e problematizar a apresentação de saberes locais no ensino e aprendizagem, que não devem continuar à margem da aprendizagem nas aulas de História. Isso porque, nos currículos municipais não é apresentado nada referente a história local, ou seja, como ensinar uma história global ou regional se até o advento da consolidação desta pesquisa não existiam referências de acesso escolar, sejam escritos ou permitindo que a memória social estivesse presente a serviço da aprendizagem histórica externo à escola ou à sala de aula? A partir daí, a pesquisa se propôs a unir narrativas de memória e fontes documentais para construir narrativas escritas que oportunizassem um aprendizado significativo. Como temas e testemunhos norteadores utilizo dos patrimônios históricos presentes no município para promover o levante da memória, voltado à construção de uma identidade local para preservação dos patrimônios, como também para o conhecimento dos enredos da comunidade, e, consequentemente, global. Apresento como possibilidade de conhecimento uma construção coletiva, com participação e elaborações dos alunos, nas reivindicações feitas por eles como norteadoras da pesquisa, indicando-os a como os encontrar e reivindicar os seus patrimônios materiais, imateriais e naturais dentro do contexto da percepção histórica que os cercam, e, com isso, resultou a Historiografia Escolar Aplicada, uma nova narrativa para a História da ocupação do território, a produção do Inventário Juvenil do Patrimônio Cachoeirense, como fonte de acesso escolar, na metodologia do Letramento Patrimonial, por meio da vivência histórica proporcionada nas Aulas-oficinas de História e um detalhado inventário acadêmico dos patrimônios históricos do município, os naturais Serrote do Coati e Serrote do São Joaquim, os imateriais Banda Cabaçal Os Monteiros, as Quadrilhas Juninas e a Cavalgada de São José, e os materiais, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o Museu da Baixa Grande e a espetacular descoberta de professor e alunos da Escola Maria Cândido de Oliveira, do Sitio Arqueológico Boa Fé, que legitima o topônimo do município, 61 anos após sua emancipação. Com o intuito de tornar a aprendizagem significativa, aprendemos e nos tornamos sujeitos da história, vivenciando o evento histórico ao tempo que escrevemos fontes escritas que podem auxiliar na fabricação do currículo municipal para o ensino de História, que posteriormente poderão ser utilizadas como saberes coletivos e escolares, conferindo a estes saberes a consciência de pertencimento e valorização da história de onde se vive.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Letramento Histórico; Educação Patrimonial, Cachoeira dos Índios.pt_BR
Título: dc.titleAKANGATU, O LEVANTE DA MEMÓRIA: ENSINO DE HISTÓRIA E LETRAMENTO PATRIMONIAL EM CACHOEIRA DOS ÍNDIOS-PBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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