PATRIMÔNIO CULTURAL E ENSINO DE HISTÓRIA: uma pesquisa-ação com estudantes da Escola de Ensino Médio Doutor Júlio de Carvalho em Viçosa do Ceará, Ceará, Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí (Uespi)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, FLAVIANO OLIVEIRA DOS-
Autor(es): dc.contributor.authorPinheiro, Áurea da Paz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-11T19:40:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-11T19:40:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-30-
identificador: dc.identifier.otherFLAVIANO OLIVEIRA DOS SANTOS.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918213-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa-ação investiga as relações entre Ensino de História e Patrimônio Cultural, por meio de ações de Educação Patrimonial, realizadas com um grupo de estudantes da Escola de Ensino Médio Doutor Júlio de Carvalho, no município de Viçosa do Ceará, no Estado do Ceará, localizado na região Noroeste do Estado, reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Verificamos, como professor da referida escola, que, apesar desse reconhecimento e de suas potencialidades para o Ensino de História, durante as aulas, o tema é alvo de estranhamento entre os estudantes. Diante dessa realidade, questionam-se as formas como a comunidade escolar e os residentes se relacionam com esse patrimônio cultural. A pesquisa articula conhecimentos teóricos e prática docente, por meio de percepções e análises durante as atividades e ações realizadas, apoiando-se em estudos teóricos e experiências com o Patrimônio Cultural, História Local e Educação Patrimonial. A pesquisa também compõe a análise de documentos e produções historiográficas de narrativas sobre a história da cidade de Viçosa do Ceará e do processo de patrimonialização, com a análise dos documentos que direcionam a educação de Ensino Médio no Estado do Ceará. Por fim, através da observação participante e da análise do diário de campo, construídas durante as atividades realizadas, refletimos sobre as experiências que envolvem o patrimônio cultural nas aulas de História. O recurso educacional desta pesquisa, intitulado “Como visitar um conjunto histórico”, resulta da experiência desenvolvida com os estudantes e consiste em um material direcionado para professores onde são apresentadas reflexões para o desenvolvimento de ações que envolvam o Ensino de História e o Patrimônio Cultural em conjuntos históricos. Espera-se que esta pesquisa e recurso educacional contribuam para a aproximação entre Ensino de História e Patrimônio Cultural no processo de formação educacional e para o aprimoramento das ações educacionais que entendem essa relação como uma forma de potencializar o processo de ensino-aprendizagem, a autonomia, criticidade e a ação dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio e Educação Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectViçosa do Cearápt_BR
Título: dc.titlePATRIMÔNIO CULTURAL E ENSINO DE HISTÓRIA: uma pesquisa-ação com estudantes da Escola de Ensino Médio Doutor Júlio de Carvalho em Viçosa do Ceará, Ceará, Brasilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino de História (Profhistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons