
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Piauí (Uespi) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, FLAVIANO OLIVEIRA DOS | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pinheiro, Áurea da Paz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-11T19:40:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-11T19:40:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | FLAVIANO OLIVEIRA DOS SANTOS.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918213 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa-ação investiga as relações entre Ensino de História e Patrimônio Cultural, por meio de ações de Educação Patrimonial, realizadas com um grupo de estudantes da Escola de Ensino Médio Doutor Júlio de Carvalho, no município de Viçosa do Ceará, no Estado do Ceará, localizado na região Noroeste do Estado, reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Verificamos, como professor da referida escola, que, apesar desse reconhecimento e de suas potencialidades para o Ensino de História, durante as aulas, o tema é alvo de estranhamento entre os estudantes. Diante dessa realidade, questionam-se as formas como a comunidade escolar e os residentes se relacionam com esse patrimônio cultural. A pesquisa articula conhecimentos teóricos e prática docente, por meio de percepções e análises durante as atividades e ações realizadas, apoiando-se em estudos teóricos e experiências com o Patrimônio Cultural, História Local e Educação Patrimonial. A pesquisa também compõe a análise de documentos e produções historiográficas de narrativas sobre a história da cidade de Viçosa do Ceará e do processo de patrimonialização, com a análise dos documentos que direcionam a educação de Ensino Médio no Estado do Ceará. Por fim, através da observação participante e da análise do diário de campo, construídas durante as atividades realizadas, refletimos sobre as experiências que envolvem o patrimônio cultural nas aulas de História. O recurso educacional desta pesquisa, intitulado “Como visitar um conjunto histórico”, resulta da experiência desenvolvida com os estudantes e consiste em um material direcionado para professores onde são apresentadas reflexões para o desenvolvimento de ações que envolvam o Ensino de História e o Patrimônio Cultural em conjuntos históricos. Espera-se que esta pesquisa e recurso educacional contribuam para a aproximação entre Ensino de História e Patrimônio Cultural no processo de formação educacional e para o aprimoramento das ações educacionais que entendem essa relação como uma forma de potencializar o processo de ensino-aprendizagem, a autonomia, criticidade e a ação dos estudantes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio e Educação Cultural | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Viçosa do Ceará | pt_BR |
| Título: dc.title | PATRIMÔNIO CULTURAL E ENSINO DE HISTÓRIA: uma pesquisa-ação com estudantes da Escola de Ensino Médio Doutor Júlio de Carvalho em Viçosa do Ceará, Ceará, Brasil | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado de Ensino de História (Profhistória) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| FLAVIANO OLIVEIRA DOS SANTOS.pdf | 6.82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918213/2/FLAVIANO OLIVEIRA DOS SANTOS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons