
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Piauí (Uespi) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, MILCA FONTENELE DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pinheiro, Áurea da Paz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-11T18:52:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-11T18:52:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MILCA FONTENELE DE SOUSA.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918212 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa apresenta o Conjunto Histórico e Paisagístico de Piracuruca, Piauí, como espaço educativo e de aprendizagem para o ensino de História. O Patrimônio Cultural apresenta-se como possibilidade de ressignificar a aula de História, criando relações de pertencimento e reconhecimento dos estudantes com a cultura histórica da cidade. Freire (1996) defende um método de ensino em que a aprendizagem se dá com base na realidade dos educandos, valorizando a prática e orientando-os a desenvolver uma leitura crítica do mundo. Nesse sentido, busca-se responder a seguinte indagação: Como o Conjunto Histórico e Paisagístico de Piracuruca pode ser utilizado como espaço educativo e de aprendizagem para estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental? O trabalho trata-se de uma pesquisa-ação com uma turma de estudantes do 6o ano por meio de aulas-oficinas de Educação Patrimonial. A turma é composta por vinte e nove alunos (as), com faixa etária entre onze e doze anos, na qual a ludicidade e a relação família-escola são alternativas utilizadas para ampliar o potencial das atividades propostas. A partir da concepção de que a Educação Patrimonial proporciona processos de ensino mais significativos e das experiências como professora da Educação Básica, propõe-se como objetivo de pesquisa analisar as potencialidades do Conjunto Histórico e Paisagístico de Piracuruca como espaço educativo e de aprendizagem para o ensino de História no 6o ano do Ensino Fundamental. O estudo constatou a necessidade de metodologias de ensino em que os estudantes possam participar da construção de conhecimentos. Produziu-se como recurso pedagógico uma Caixa Lúdica do Patrimônio com jogos tradicionais-populares adaptados à temática do Patrimônio Cultural para despertar o interesse dos estudantes pelo estudo da História. Os jogos poderão ser replicados a partir dos arquivos que compõem o Caderno Pedagógico que acompanha a Caixa Lúdica do Patrimônio, disponibilizado ao final da dissertação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 41,3 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa-ação. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| Título: dc.title | BRINCAR E APRENDER HISTÓRIA: O Conjunto Histórico e Paisagístico de Piracuruca no Piauí como espaço educativo e de aprendizagem no Ensino de História no 6o ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado de Ensino de História (Profhistória) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| MILCA FONTENELE DE SOUSA.pdf | 40.33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918212/2/MILCA FONTENELE DE SOUSA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons