BRINCAR E APRENDER HISTÓRIA: O Conjunto Histórico e Paisagístico de Piracuruca no Piauí como espaço educativo e de aprendizagem no Ensino de História no 6o ano do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí (Uespi)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, MILCA FONTENELE DE-
Autor(es): dc.contributor.authorPinheiro, Áurea da Paz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-11T18:52:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-11T18:52:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-08-
identificador: dc.identifier.otherMILCA FONTENELE DE SOUSA.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918212-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa apresenta o Conjunto Histórico e Paisagístico de Piracuruca, Piauí, como espaço educativo e de aprendizagem para o ensino de História. O Patrimônio Cultural apresenta-se como possibilidade de ressignificar a aula de História, criando relações de pertencimento e reconhecimento dos estudantes com a cultura histórica da cidade. Freire (1996) defende um método de ensino em que a aprendizagem se dá com base na realidade dos educandos, valorizando a prática e orientando-os a desenvolver uma leitura crítica do mundo. Nesse sentido, busca-se responder a seguinte indagação: Como o Conjunto Histórico e Paisagístico de Piracuruca pode ser utilizado como espaço educativo e de aprendizagem para estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental? O trabalho trata-se de uma pesquisa-ação com uma turma de estudantes do 6o ano por meio de aulas-oficinas de Educação Patrimonial. A turma é composta por vinte e nove alunos (as), com faixa etária entre onze e doze anos, na qual a ludicidade e a relação família-escola são alternativas utilizadas para ampliar o potencial das atividades propostas. A partir da concepção de que a Educação Patrimonial proporciona processos de ensino mais significativos e das experiências como professora da Educação Básica, propõe-se como objetivo de pesquisa analisar as potencialidades do Conjunto Histórico e Paisagístico de Piracuruca como espaço educativo e de aprendizagem para o ensino de História no 6o ano do Ensino Fundamental. O estudo constatou a necessidade de metodologias de ensino em que os estudantes possam participar da construção de conhecimentos. Produziu-se como recurso pedagógico uma Caixa Lúdica do Patrimônio com jogos tradicionais-populares adaptados à temática do Patrimônio Cultural para despertar o interesse dos estudantes pelo estudo da História. Os jogos poderão ser replicados a partir dos arquivos que compõem o Caderno Pedagógico que acompanha a Caixa Lúdica do Patrimônio, disponibilizado ao final da dissertação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent41,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-ação.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLudicidadept_BR
Título: dc.titleBRINCAR E APRENDER HISTÓRIA: O Conjunto Histórico e Paisagístico de Piracuruca no Piauí como espaço educativo e de aprendizagem no Ensino de História no 6o ano do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino de História (Profhistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons