Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Vinicius | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-12T19:37:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-12T19:37:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Vinicius_de_Jesus_Soares_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918207 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo central o desenvolvimento de uma sequência didática que auxilie na aplicação dos conceitos fundamentais das Ciências Sociais nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Com a implementação do Novo Ensino Médio, que tem como discurso a implementação da flexibilização do currículo escolar e oferecer uma formação mais integrada e conectada às realidades sociais e econômicas dos estudantes, esta proposta pedagógica visa explorar a cultura como elemento central na construção dos diversos modos de vida das sociedades humanas. Além disso, aborda a cultura como uma produção social que enfrenta o esvaziamento de conteúdos no contexto do novo currículo escolar, que prioriza Áreas Tecnológicas e de Ciências Exatas em detrimento das Ciências Humanas. O estudo enfatiza a necessidade de uma compreensão crítica da hierarquização dos indivíduos e grupos sociais, bem como do Eurocentrismo, que frequentemente contrasta com as resistências e contribuições das heranças culturais indígenas, africanas e de outros povos imigrantes na construção da identidade brasileira. Além do debate dos conceitos, a sequência didática propõe uma introdução ao estudo que leva ao relativismo cultural e ao entendimento para conceituar a diversidade cultural, promovendo uma reflexão sobre a complexidade das identidades culturais. O objetivo é não apenas educar os estudantes sobre esses tópicos, mas também fomentar uma compreensão crítica e reflexiva que permita o reconhecimento e o respeito pelas diversas manifestações culturais presentes na sociedade. Assim, espera-se que os alunos, dentro da estrutura do Novo Ensino Médio, desenvolvam habilidades e competências que os capacitem a lidar de maneira ética e conhecedora das questões de diversidade cultural no Brasil. Essa abordagem, em oposição aos princípios do Novo Ensino Médio, busca oferecer uma educação mais holística e inclusiva, que valorize as Humanidades e contribua para a formação de individuos críticos e conscientes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,4MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Culturas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceitos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | CULTURA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAIS EM DISCIPLINAS DE ITINERÁRIO FORMATIVO DO NOVO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons