CULTURA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAIS EM DISCIPLINAS DE ITINERÁRIO FORMATIVO DO NOVO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Vinicius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-12T19:37:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-12T19:37:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-12-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Vinicius_de_Jesus_Soares_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918207-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo central o desenvolvimento de uma sequência didática que auxilie na aplicação dos conceitos fundamentais das Ciências Sociais nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Com a implementação do Novo Ensino Médio, que tem como discurso a implementação da flexibilização do currículo escolar e oferecer uma formação mais integrada e conectada às realidades sociais e econômicas dos estudantes, esta proposta pedagógica visa explorar a cultura como elemento central na construção dos diversos modos de vida das sociedades humanas. Além disso, aborda a cultura como uma produção social que enfrenta o esvaziamento de conteúdos no contexto do novo currículo escolar, que prioriza Áreas Tecnológicas e de Ciências Exatas em detrimento das Ciências Humanas. O estudo enfatiza a necessidade de uma compreensão crítica da hierarquização dos indivíduos e grupos sociais, bem como do Eurocentrismo, que frequentemente contrasta com as resistências e contribuições das heranças culturais indígenas, africanas e de outros povos imigrantes na construção da identidade brasileira. Além do debate dos conceitos, a sequência didática propõe uma introdução ao estudo que leva ao relativismo cultural e ao entendimento para conceituar a diversidade cultural, promovendo uma reflexão sobre a complexidade das identidades culturais. O objetivo é não apenas educar os estudantes sobre esses tópicos, mas também fomentar uma compreensão crítica e reflexiva que permita o reconhecimento e o respeito pelas diversas manifestações culturais presentes na sociedade. Assim, espera-se que os alunos, dentro da estrutura do Novo Ensino Médio, desenvolvam habilidades e competências que os capacitem a lidar de maneira ética e conhecedora das questões de diversidade cultural no Brasil. Essa abordagem, em oposição aos princípios do Novo Ensino Médio, busca oferecer uma educação mais holística e inclusiva, que valorize as Humanidades e contribua para a formação de individuos críticos e conscientes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,4MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCulturaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceitospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleCULTURA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAIS EM DISCIPLINAS DE ITINERÁRIO FORMATIVO DO NOVO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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