Jogos de Tabuleiro no Ensino de Números Inteiros: uma abordagem socioconstrutivista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Alfenaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves Silva, Luiz Gustavo-
Autor(es): dc.contributor.authorQuilles Queiroz, Cátia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-11T22:42:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-11T22:42:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
identificador: dc.identifier.otherAnais_IIEM-PROFMATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918195-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de números inteiros baseada na aplicação de um jogo de tabuleiro educativo que foi proposto pelos pesquisadores como um produto educacional. Tal proposta surgiu da necessidade de se buscar alternativas para transpor a Matemática formal para uma linguagem lúdica e atrativa a estudantes da Educação Básica. A pesquisa buscou fazer aplicações práticas do referido jogo em salas de aula de 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, a fim de verificar a eficácia do jogo a partir de uma perspectiva socioconstrutivista. Como principais suportes teóricos, foi adotada a abordagem proposta por Lev Semyonovich Vygotsky, que leva em conta a interação entre indivíduos em diferentes níveis de desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem, bem como os estudos do educador matemático Cristiano Alberto Muniz que aponta os jogos como um instrumento de mediação entre as dimensões intrapessoais e socioculturais durante os processos de ensino-aprendizagem da Matemática. Os resultados preliminares desta pesquisa indicam que o jogo proposto cumpre seu objetivo de ser divertido e interativo, embora haja a possibilidade de que estudos futuros possam ser aprofundados a partir dos resultados experienciados durante pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent186 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectZona de Desenvolvimento Proximalpt_BR
Título: dc.titleJogos de Tabuleiro no Ensino de Números Inteiros: uma abordagem socioconstrutivistapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons