
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alfenas | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alves Silva, Luiz Gustavo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Quilles Queiroz, Cátia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-11T22:42:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-11T22:42:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Anais_IIEM-PROFMAT | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918195 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de números inteiros baseada na aplicação de um jogo de tabuleiro educativo que foi proposto pelos pesquisadores como um produto educacional. Tal proposta surgiu da necessidade de se buscar alternativas para transpor a Matemática formal para uma linguagem lúdica e atrativa a estudantes da Educação Básica. A pesquisa buscou fazer aplicações práticas do referido jogo em salas de aula de 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, a fim de verificar a eficácia do jogo a partir de uma perspectiva socioconstrutivista. Como principais suportes teóricos, foi adotada a abordagem proposta por Lev Semyonovich Vygotsky, que leva em conta a interação entre indivíduos em diferentes níveis de desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem, bem como os estudos do educador matemático Cristiano Alberto Muniz que aponta os jogos como um instrumento de mediação entre as dimensões intrapessoais e socioculturais durante os processos de ensino-aprendizagem da Matemática. Os resultados preliminares desta pesquisa indicam que o jogo proposto cumpre seu objetivo de ser divertido e interativo, embora haja a possibilidade de que estudos futuros possam ser aprofundados a partir dos resultados experienciados durante pesquisa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 186 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educacionais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Números inteiros | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Zona de Desenvolvimento Proximal | pt_BR |
| Título: dc.title | Jogos de Tabuleiro no Ensino de Números Inteiros: uma abordagem socioconstrutivista | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Anais_IIEM-PROFMAT.pdf | 185,12 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918195/2/Anais_IIEM-PROFMAT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons