HISTÓRIA LOCAL E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: Ensino de História nas escolas de Ensino Fundamental de Barras-PI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí (Uespi)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, MAURA FABRÍCIA SILVA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Felipe Augusto dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-11T22:35:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-11T22:35:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-16-
identificador: dc.identifier.otherMAURA FABRÍCIA SILVA DE ALMEIDA.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918194-
Resumo: dc.description.abstractApós inúmeras experiências com o desinteresse dos (as) educandos (as) pelas aulas de História, com a dificuldade de entendimento dos processos históricos apresentados pela disciplina, a desvalorização do patrimônio de sua cidade e origem, e o total desconhecimento da formação histórica, social e política de sua própria comunidade, surge em nós a necessidade de realizar um estudo sobre a abordagem da História Local em sala de aula como recurso metodológico para o fortalecimento do Ensino de História. E para esse estudo utilizaremos nossa experiência enquanto professora de História das séries finais do Ensino Fundamental de Barras, município do interior do estado do Piauí, de onde surgiu toda nossa motivação em pesquisar abordagens que pudessem de fato levar ao educando uma experiência com a disciplina de História, capaz de despertar nele a consciência de seu papel enquanto sujeito de um meio que pode interferir positivamente em sua realidade. Desse modo, o presente trabalho busca discutir o Ensino de História em diálogo com a abordagem local no processo do aprendizado histórico como elemento necessário para a construção da identidade do educando do 6o ano ao 9o ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Barras, enquanto cidadão barrense e o desenvolvimento de sua consciência como sujeito histórico deste processo, nos baseando nos estudos de Jorn Rüsen acerca do tema e no uso do recurso da Aula–Oficina, potencializando a prática educativa que alia currículo escolar e vida prática. Aliado a isso, a possibilidade de, através desse estudo, contribuir não apenas com campo de pesquisa de abordagem da História Local no Ensino de História, mas também possibilitar um novo olhar de pensar, fazer e ensinar História aos meus colegas docentes da disciplina na cidade de Barras, e assim juntos construirmos caminhos diferentes que levem novas visões aos nossos educandos e cidadãos partícipes da sociedade barrense.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBarras (PI)pt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA LOCAL E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: Ensino de História nas escolas de Ensino Fundamental de Barras-PIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de História (Profhistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons