O Campo do Céu Brasileiro: A História dos Meteoritos Campinorte e Uruaçu e a Criação do Hall dos Meteoritos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Douglas César de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-11T11:37:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-11T11:37:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherO Campo do Céu Brasileiro - Douglas Cesar de Almeidapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918191-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação discute a história, a historiografia, a patrimonialização, a musealização e o ensino relacionado aos meteoritos a partir da revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa empírica em sala de aula. O objetivo foi resgatar as histórias dos meteoritos Campinorte e Uruaçu através de experiências interdisciplinares de ensino em sala de aula a fim de explorar essas micro-histórias e as suas possibilidades de intervenção na prática pedagógica. Inicialmente reconstruímos a história dos meteoritos e da meteorítica, em escala global e nacional, destacando os principais fatos históricos relacionados a ciência meteorítica no mundo e no Brasil, ao mesmo tempo que, trazemos algumas sugestões de fontes e contribuições metodológicas e historiográficas para futuros pesquisadores e docentes que queiram explorar as micro-histórias relacionadas aos meteoritos em uma dimensão local. Também discutimos a patrimonialização e a musealização de meteoritos, enfatizando a necessidade de preservação e conservação de sítios meteoríticos, e descrevendo as principais dificuldades relacionadas a musealização e monumentalização de meteoritos no país. Em seguida debatemos sobre as potencialidades e limitações da utilização da meteorítica como objeto de conhecimento no ensino-aprendizagem, a partir da análise de conteúdo das matrizes curriculares, das interfaces entre o ensino de história da ciência com as abordagens HFC, CTSA e STEAM, com sugestão de adoção de uma nova abordagem baseada na ludicidade, nos hobbies científicos, no amadorismo e nos princípios da ciência cidadã articulada com a aprendizagem baseadas em projetos. Trazemos também algumas sugestões de ações educativas que podem ser adotadas por docentes, bem como algumas experiências de ensino advindas da pesquisa empírica realizada em sala de aula a partir da reconstrução da história dos meteoritos Campinorte e Uruaçu. Como conclusões, foi verificado que os meteoritos são um objeto do conhecimento pouco explorado no ensino, mas que é um tema atraente ao público e que pode trazer certa identidade a uma localidade, bem como ser uma forma de estímulo ao ensino interdisciplinar de história, de ciências e da história da ciência em uma dimensão local. Destarte, elegemos como propositiva de ensino a criação de uma exposição de meteoritos, de natureza itinerante, semipermanente ou permanente, com enfoque na elaboração de painéis expositivos a partir de arte digital, exibição de meteoritos, impactitos, fulguritos, pedras de raio e objetos da cultura material relacionados a cultura dos meteoritos e trazemos um tutorial para a instalação de câmeras de monitoramento de meteoros para capturas em vídeo de meteoros, fireballs e bólidos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4347 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Ciênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMeteoríticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimôniopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de Memóriapt_BR
Título: dc.titleO Campo do Céu Brasileiro: A História dos Meteoritos Campinorte e Uruaçu e a Criação do Hall dos Meteoritospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfhistória - Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons