
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Douglas César de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-11T11:37:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-11T11:37:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O Campo do Céu Brasileiro - Douglas Cesar de Almeida | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918191 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A dissertação discute a história, a historiografia, a patrimonialização, a musealização e o ensino relacionado aos meteoritos a partir da revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa empírica em sala de aula. O objetivo foi resgatar as histórias dos meteoritos Campinorte e Uruaçu através de experiências interdisciplinares de ensino em sala de aula a fim de explorar essas micro-histórias e as suas possibilidades de intervenção na prática pedagógica. Inicialmente reconstruímos a história dos meteoritos e da meteorítica, em escala global e nacional, destacando os principais fatos históricos relacionados a ciência meteorítica no mundo e no Brasil, ao mesmo tempo que, trazemos algumas sugestões de fontes e contribuições metodológicas e historiográficas para futuros pesquisadores e docentes que queiram explorar as micro-histórias relacionadas aos meteoritos em uma dimensão local. Também discutimos a patrimonialização e a musealização de meteoritos, enfatizando a necessidade de preservação e conservação de sítios meteoríticos, e descrevendo as principais dificuldades relacionadas a musealização e monumentalização de meteoritos no país. Em seguida debatemos sobre as potencialidades e limitações da utilização da meteorítica como objeto de conhecimento no ensino-aprendizagem, a partir da análise de conteúdo das matrizes curriculares, das interfaces entre o ensino de história da ciência com as abordagens HFC, CTSA e STEAM, com sugestão de adoção de uma nova abordagem baseada na ludicidade, nos hobbies científicos, no amadorismo e nos princípios da ciência cidadã articulada com a aprendizagem baseadas em projetos. Trazemos também algumas sugestões de ações educativas que podem ser adotadas por docentes, bem como algumas experiências de ensino advindas da pesquisa empírica realizada em sala de aula a partir da reconstrução da história dos meteoritos Campinorte e Uruaçu. Como conclusões, foi verificado que os meteoritos são um objeto do conhecimento pouco explorado no ensino, mas que é um tema atraente ao público e que pode trazer certa identidade a uma localidade, bem como ser uma forma de estímulo ao ensino interdisciplinar de história, de ciências e da história da ciência em uma dimensão local. Destarte, elegemos como propositiva de ensino a criação de uma exposição de meteoritos, de natureza itinerante, semipermanente ou permanente, com enfoque na elaboração de painéis expositivos a partir de arte digital, exibição de meteoritos, impactitos, fulguritos, pedras de raio e objetos da cultura material relacionados a cultura dos meteoritos e trazemos um tutorial para a instalação de câmeras de monitoramento de meteoros para capturas em vídeo de meteoros, fireballs e bólidos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4347 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | História da Ciência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Meteorítica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Espaços de Memória | pt_BR |
| Título: dc.title | O Campo do Céu Brasileiro: A História dos Meteoritos Campinorte e Uruaçu e a Criação do Hall dos Meteoritos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Profhistória - Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| O Campo do Céu Brasileiro - Douglas Cesar de Almeida.pdf | 4,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918191/2/O Campo do Céu Brasileiro - Douglas Cesar de Almeida.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons