O IMPORTANTE PAPEL DAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM BENEFÍCIO DAS CRIANÇAS

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCORREIA SANTOS, DILENE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-11T09:58:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-11T09:58:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/779-
identificador: dc.identifier.otherEDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918189-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo objetiva refletir e discutir sobre o histórico das creches, bem como sua importância para a sociedade contemporânea. Muitas mudanças ocorreram na história da educação e o que se pode destacar aqui é que a criança hoje é vista como um sujeito de direito e como tal, precisa ser respeitada em relação ao seu tempo, a sua cultura e até mesmo em suas dificuldades. A creche com seus profissionais precisa estar preparada para receber estas crianças e trabalhar com elas de forma dinâmica e criativa. A família também tem um papel muito importante, pois sabe-se que a primeira educação vem de casa. É a família que é responsável pelos valores e por toda bagagem que a criança possui desde que chega a uma instituição de ensino. Outro ponto importante a se destacar é sobre a formação profissional do docente, sendo que essa não se encerra com a diplomação, mas se estende ao longo da vida, desafiada pelas experiências concretas vividas e daí a importância de programas de formação continuada para todos os professores, para estimular a renovação do saber em ambiente de aprendizagem coletiva e auto motivada. Sabe-se que a educação deve estar voltada para a formação de cidadãos responsáveis, comprometidos com sua geração, que, por sua vez, tem sido produto do conhecimento científico e dos seus desdobramentos tecnológicos. É necessária a formação pedagógica continuada em educação infantil, o que significa lançar novos olhares às necessidades educacionais atuais. Nesse sentido traçou-se a questão problema para percorrer – Em qual contexto histórico surgiram as creches no Brasil e como se deu o entendimento da importância formativa do professor, levando em consideração a passagem do assistencialismo ao cuidar e educar? Para tanto, contou-se com a contribuição teórica de: Haddad (1989), Oliveira (1988), Angoti, Antônio Nóvoa, Libâneo (2001), Kullmann (2000).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent750 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCRECHEpt_BR
Título: dc.titleO IMPORTANTE PAPEL DAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM BENEFÍCIO DAS CRIANÇASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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