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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UERJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Giselle da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Baião, Jonê Carla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-11T00:29:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-11T00:29:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Produto Educacional evidencia a ação docente da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro como movimentação propositiva para implementação da Educação das Relações ÉtnicoRaciais. O recurso pedagógico visibiliza práticas consolidadas nos territórios onde se localizam as escolas municipais cariocas. Os arranjos pedagógicos foram compartilhados na perspectiva dos valores civilizatórios de Cooperativismo/ Comunitarismo (TRINDADE,1994) e consolidam uma escrita coletiva, amparada na Escrevivência (EVARISTO, 2020) como escrita de nós. Por meio de ações pedagógicas e criações coletivas, a Relatoria Afetiva congrega trajetória e agência docente das/dos (escre)viventes da pesquisa e inscreve presenças, rompendo com o epistemicídio e anunciando modos e sentidos de visibilizar a Educação das Relações Étnico-Raciais avançando para uma Educação outra. A agência docente em diálogo com os territórios ampara e impulsiona políticas públicas para equidade racial desde a Educação Básica. Ao expor as Relatorias Afetivas de docentes de escolas municipais do Rio de Janeiro, pretendemos inspirar e provocar reedições das práticas apresentadas, sem a intenção que sejam simplesmente repetidas. Mas que seja possível reeditá-las, provocando-as como ação germinante, que encontrarão em outros espaços diálogos com outros territórios, como palavras e letras vivas que possibilitem florescer outras e outras reflexões e ações. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918188 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional evidencia a ação docente da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro como movimentação propositiva para implementação da Educação das Relações ÉtnicoRaciais. O recurso pedagógico visibiliza práticas consolidadas nos territórios onde se localizam as escolas municipais cariocas. Os arranjos pedagógicos foram compartilhados na perspectiva dos valores civilizatórios de Cooperativismo/ Comunitarismo (TRINDADE,1994) e consolidam uma escrita coletiva, amparada na Escrevivência (EVARISTO, 2020) como escrita de nós. Por meio de ações pedagógicas e criações coletivas, a Relatoria Afetiva congrega trajetória e agência docente das/dos (escre)viventes da pesquisa e inscreve presenças, rompendo com o epistemicídio e anunciando modos e sentidos de visibilizar a Educação das Relações Étnico-Raciais avançando para uma Educação outra. A agência docente em diálogo com os territórios ampara e impulsiona políticas públicas para equidade racial desde a Educação Básica. Ao expor as Relatorias Afetivas de docentes de escolas municipais do Rio de Janeiro, pretendemos inspirar e provocar reedições das práticas apresentadas, sem a intenção que sejam simplesmente repetidas. Mas que seja possível reeditá-las, provocando-as como ação germinante, que encontrarão em outros espaços diálogos com outros territórios, como palavras e letras vivas que possibilitem florescer outras e outras reflexões e ações. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Etnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | SME-Rio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relatoria | pt_BR |
Título: dc.title | Relatoria Afetiva para Educação das Relações Étnico-Raciais: o vivido em escolas municipais do Rio de Janeiro | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DEFESA DE DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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