Relatoria Afetiva para Educação das Relações Étnico-Raciais: o vivido em escolas municipais do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUERJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Giselle da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorBaião, Jonê Carla-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-11T00:29:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-11T00:29:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-10-
identificador: dc.identifier.otherO Produto Educacional evidencia a ação docente da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro como movimentação propositiva para implementação da Educação das Relações ÉtnicoRaciais. O recurso pedagógico visibiliza práticas consolidadas nos territórios onde se localizam as escolas municipais cariocas. Os arranjos pedagógicos foram compartilhados na perspectiva dos valores civilizatórios de Cooperativismo/ Comunitarismo (TRINDADE,1994) e consolidam uma escrita coletiva, amparada na Escrevivência (EVARISTO, 2020) como escrita de nós. Por meio de ações pedagógicas e criações coletivas, a Relatoria Afetiva congrega trajetória e agência docente das/dos (escre)viventes da pesquisa e inscreve presenças, rompendo com o epistemicídio e anunciando modos e sentidos de visibilizar a Educação das Relações Étnico-Raciais avançando para uma Educação outra. A agência docente em diálogo com os territórios ampara e impulsiona políticas públicas para equidade racial desde a Educação Básica. Ao expor as Relatorias Afetivas de docentes de escolas municipais do Rio de Janeiro, pretendemos inspirar e provocar reedições das práticas apresentadas, sem a intenção que sejam simplesmente repetidas. Mas que seja possível reeditá-las, provocando-as como ação germinante, que encontrarão em outros espaços diálogos com outros territórios, como palavras e letras vivas que possibilitem florescer outras e outras reflexões e ações.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918188-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional evidencia a ação docente da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro como movimentação propositiva para implementação da Educação das Relações ÉtnicoRaciais. O recurso pedagógico visibiliza práticas consolidadas nos territórios onde se localizam as escolas municipais cariocas. Os arranjos pedagógicos foram compartilhados na perspectiva dos valores civilizatórios de Cooperativismo/ Comunitarismo (TRINDADE,1994) e consolidam uma escrita coletiva, amparada na Escrevivência (EVARISTO, 2020) como escrita de nós. Por meio de ações pedagógicas e criações coletivas, a Relatoria Afetiva congrega trajetória e agência docente das/dos (escre)viventes da pesquisa e inscreve presenças, rompendo com o epistemicídio e anunciando modos e sentidos de visibilizar a Educação das Relações Étnico-Raciais avançando para uma Educação outra. A agência docente em diálogo com os territórios ampara e impulsiona políticas públicas para equidade racial desde a Educação Básica. Ao expor as Relatorias Afetivas de docentes de escolas municipais do Rio de Janeiro, pretendemos inspirar e provocar reedições das práticas apresentadas, sem a intenção que sejam simplesmente repetidas. Mas que seja possível reeditá-las, provocando-as como ação germinante, que encontrarão em outros espaços diálogos com outros territórios, como palavras e letras vivas que possibilitem florescer outras e outras reflexões e ações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRelações Etnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSME-Riopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelatoriapt_BR
Título: dc.titleRelatoria Afetiva para Educação das Relações Étnico-Raciais: o vivido em escolas municipais do Rio de Janeiropt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDEFESA DE DISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons