Projeto Pedagógico Oficina de Primeiros Socorros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Fabiana de Mendonça-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Luiz Carlos Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-10T23:11:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-10T23:11:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-13-
identificador: dc.identifier.otherprojeto pedagógico oficina de primeiros socorrospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918186-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo aborda a importância do conhecimento em primeiros socorros no ambiente escolar, destacando a crescente relevância desse tema conforme as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Essas diretrizes orientam os discentes para uma atuação baseada em valores humanos, cooperação social, e na capacidade de compreender e mitigar os riscos ambientais presentes nas instituições educacionais. O objetivo do estudo foi identificar a necessidade de incluir oficinas teóricas e práticas de primeiros socorros nos cursos técnicos subsequentes do Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB), ressaltando a importância e aplicabilidade desse conhecimento para a promoção da saúde no contexto da EPT. A pesquisa foi configurada como um estudo de caso de natureza qualitativa, empírica e aplicada. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas fechadas, aplicados após aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa e obtenção do consentimento informado dos participantes. Os sujeitos da pesquisa foram discentes e docentes dos cursos técnicos subsequentes do Instituto. A análise dos dados seguiu a metodologia de análise de conteúdo. Os resultados revelaram uma discrepância significativa entre a frequência com que o conteúdo de primeiros socorros é abordado e a percepção de sua importância pelos entrevistados, evidenciando uma lacuna crítica que precisa ser endereçada na EPT. Em resposta a essa necessidade, sugere-se a criação de um produto educacional, na forma de uma cartilha, com diretrizes para a elaboração de oficinas teóricas e práticas de primeiros socorros no ambiente escolar. Esta medida visa promover uma educação continuada para toda a comunidade escolar, alinhada com o objetivo da EPT de oferecer uma formação omnilateral e integral, contribuindo para tornar o ambiente escolar mais seguro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent24.8kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrimeiros Socorrospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRiscos Ambientaispt_BR
Título: dc.titleProjeto Pedagógico Oficina de Primeiros Socorrospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRedação de Projeto de Pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons