Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Gabriel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-10T17:56:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-10T17:56:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | AS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA LOCAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918182 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa analisa a importância da história local no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As legislações que orientam a EJA desde a Constituição de 1988 são abordadas, destacando avanços e desafios na implementação de políticas educacionais com objetivo de assegurar o direito à educação para todos, especialmente para aqueles que não concluíram seus estudos na idade regular. A pesquisa revisa a literatura sobre o ensino de História na EJA pós-1988, destacando transformações no currículo, metodologias de ensino e desafios enfrentados pelos educadores. No contexto de Itaboraí, a dissertação reflete sobre a situação da EJA, analisando normativas locais. A dissertação discute as possibilidades da história local para o ensino de História na EJA, abordando a possibilidade da inclusão de temas locais como forma de torná-los mais próximos da realidade dos alunos, além de não limitar seu diálogo com temas globais. A pesquisa analisa os conceitos de patrimônio e como a história de Itaboraí pode contribuir para o ensino de história na EJA. Como produto final, foi proposta uma oficina sobre a história de Itaboraí, visando trabalhar as perspectivas de tempo e espaço a partir da Vila Santo Antônio de Sá. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Espaços de memória; Saberes e práticas no espaço escolar; História de Itaboraí, Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | AS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA LOCAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_Gabriel Valente Barbosa.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918182/2/Dissertação_Gabriel Valente Barbosa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons