Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Figueira, Ana Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-10T17:37:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-10T17:37:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | LEITURA LITERÁRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: O CÍRCULO DE LEITURA COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918181 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo compreender a articulação entre a literatura e a história no ensino fundamental. Busca-se analisar os círculos de leitura como uma estratégia de leitura compartilhada, utilizando obras infantojuvenis que tenham a história como elemento central da narrativa. Nesse sentido, são discutidas as possibilidades de letramento literário e histórico a partir das contribuições de um trabalho interdisciplinar. Em um primeiro momento realiza-se uma reflexão acerca dos laços entre a história, a literatura e o ensino, trazendo para o debate acadêmico o que aproxima essas áreas, possibilitando a construção do conhecimento na escola. Em seguida, é apresentada a criação de círculos de leitura com base em quatro obras destinadas aos jovens leitores, ilustrando a discussão teórica. Por fim, procura-se demostrar como o diálogo entre a literatura e a história capacita os estudantes a argumentarem de forma autônoma, clara e coerente, promovendo a troca de ideias e o respeito às opiniões diferentes. O produto pedagógico desenvolvido como parte do Mestrado Profissional em Ensino de História trata-se de um roteiro de atividades voltado para os (as) professores (as), elaborado a partir da minha experiência no magistério e das discussões e leituras promovidas durante o programa ProfHistória, O guia apresenta abordagens para o uso da leitura colaborativa como prática de acompanhamento e compreensão do texto escrito, além de ser uma ferramenta motivadora para o aprendizado de história. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; interdisciplinaridade; História; Literatura; círculo de leitura; ensino fundamental. Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | LEITURA LITERÁRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: O CÍRCULO DE LEITURA COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_Ana Maria Figueira.pdf | 19.83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918181/2/Dissertação_Ana Maria Figueira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons