LEITURA LITERÁRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: O CÍRCULO DE LEITURA COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIROpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFigueira, Ana Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-10T17:37:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-10T17:37:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherLEITURA LITERÁRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: O CÍRCULO DE LEITURA COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918181-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo compreender a articulação entre a literatura e a história no ensino fundamental. Busca-se analisar os círculos de leitura como uma estratégia de leitura compartilhada, utilizando obras infantojuvenis que tenham a história como elemento central da narrativa. Nesse sentido, são discutidas as possibilidades de letramento literário e histórico a partir das contribuições de um trabalho interdisciplinar. Em um primeiro momento realiza-se uma reflexão acerca dos laços entre a história, a literatura e o ensino, trazendo para o debate acadêmico o que aproxima essas áreas, possibilitando a construção do conhecimento na escola. Em seguida, é apresentada a criação de círculos de leitura com base em quatro obras destinadas aos jovens leitores, ilustrando a discussão teórica. Por fim, procura-se demostrar como o diálogo entre a literatura e a história capacita os estudantes a argumentarem de forma autônoma, clara e coerente, promovendo a troca de ideias e o respeito às opiniões diferentes. O produto pedagógico desenvolvido como parte do Mestrado Profissional em Ensino de História trata-se de um roteiro de atividades voltado para os (as) professores (as), elaborado a partir da minha experiência no magistério e das discussões e leituras promovidas durante o programa ProfHistória, O guia apresenta abordagens para o uso da leitura colaborativa como prática de acompanhamento e compreensão do texto escrito, além de ser uma ferramenta motivadora para o aprendizado de história.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; interdisciplinaridade; História; Literatura; círculo de leitura; ensino fundamental. Profhistóriapt_BR
Título: dc.titleLEITURA LITERÁRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: O CÍRCULO DE LEITURA COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons