Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná - Unespar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cunico, Mariele de Fátima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cavanna, Federico José Alvez | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-10T10:30:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-10T10:30:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfHistória_Mariele Cunico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918177 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado propõe organizar e sugerir algumas práticas educativas com o uso do acervo escolar do corredor do Colégio Estadual Cívico Militar Moysés Lupion como uma valiosa fonte de pesquisa para o Ensino da História Local. Estas atividades foram pensadas para serem realizadas pelos professores e professoras de História em conjunto com os estudantes do primeiro ano do Ensino médio desta instituição de ensino, no entanto, podem ser adaptadas para atender outros contextos escolares. Compreender a História Local é essencial para a formação do cidadão crítico e consciente, portanto, o uso dos patrimônios escolares no Ensino de História pode desempenhar um papel significativo na construção do conhecimento histórico dos discen-tes. Desta forma, este estudo desenvolve-se por meio da Educação Patrimonial, articulando a História Local e os patrimônios escolares. Assim, torna-se necessário observarmos o potencial didático deste simples corredor, um local de passagem e acesso para as salas de aula que abriga em seu interior uma grande quantidade e diversidade de objetos, móveis, vestimentas e fotografias que narram a trajetória da comunidade escolar local. A Educação Patrimonial é uma importante ferramenta pedagógica na construção do conhecimento Histórico, portanto, utilizá-la tornou-se indispensável para o desenvolvimento de práticas didáticas que relacione o ensino de História e os patrimônios locais, com o propósito de despertar a compreensão sobre a necessidade da preservação, valorização e da problematização dos bens escolares na construção da memória e identidade local. Assim, este estudo destaca a importância dos bens escolares como recursos metodológicos enriquecedor no processo de ensino e aprendizado desta disciplina, capaz de conectar os estudantes ao passado e proporcionar uma compreensão mais significativa do saber histórico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13.6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História e a Educação Patrimonial: os corredores do Colégio Estadual Cívico Militar Moysés Lupion de Antonina/PR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação ProfHistória_Mariele Cunico.pdf | 13,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918177/2/Dissertação ProfHistória_Mariele Cunico.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons