Ensino de História e a Educação Patrimonial: os corredores do Colégio Estadual Cívico Militar Moysés Lupion de Antonina/PR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paraná - Unesparpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCunico, Mariele de Fátima-
Autor(es): dc.contributor.authorCavanna, Federico José Alvez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-10T10:30:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-10T10:30:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-22-
identificador: dc.identifier.otherDissertação ProfHistória_Mariele Cunicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918177-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado propõe organizar e sugerir algumas práticas educativas com o uso do acervo escolar do corredor do Colégio Estadual Cívico Militar Moysés Lupion como uma valiosa fonte de pesquisa para o Ensino da História Local. Estas atividades foram pensadas para serem realizadas pelos professores e professoras de História em conjunto com os estudantes do primeiro ano do Ensino médio desta instituição de ensino, no entanto, podem ser adaptadas para atender outros contextos escolares. Compreender a História Local é essencial para a formação do cidadão crítico e consciente, portanto, o uso dos patrimônios escolares no Ensino de História pode desempenhar um papel significativo na construção do conhecimento histórico dos discen-tes. Desta forma, este estudo desenvolve-se por meio da Educação Patrimonial, articulando a História Local e os patrimônios escolares. Assim, torna-se necessário observarmos o potencial didático deste simples corredor, um local de passagem e acesso para as salas de aula que abriga em seu interior uma grande quantidade e diversidade de objetos, móveis, vestimentas e fotografias que narram a trajetória da comunidade escolar local. A Educação Patrimonial é uma importante ferramenta pedagógica na construção do conhecimento Histórico, portanto, utilizá-la tornou-se indispensável para o desenvolvimento de práticas didáticas que relacione o ensino de História e os patrimônios locais, com o propósito de despertar a compreensão sobre a necessidade da preservação, valorização e da problematização dos bens escolares na construção da memória e identidade local. Assim, este estudo destaca a importância dos bens escolares como recursos metodológicos enriquecedor no processo de ensino e aprendizado desta disciplina, capaz de conectar os estudantes ao passado e proporcionar uma compreensão mais significativa do saber histórico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13.6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimôniopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Título: dc.titleEnsino de História e a Educação Patrimonial: os corredores do Colégio Estadual Cívico Militar Moysés Lupion de Antonina/PRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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