A Construção da Identidade Étnico-Racial de Estudantes do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVilaça, Márcia Margarida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-10T00:08:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-10T00:08:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Márcia Margarida Vilaçapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918175-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como foco a investigação da construção da identidade étnico-racial pelos(as) estudantes do Ensino Médio Integrado inseridos(as) por meio de políticas de ações afirmativas nos processos seletivos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Branco. O principal objetivo foi compreender de que forma esses(as) estudantes percebem sua identidade étnico-racial e identificar os fatores que influenciam esse processo. A metodologia deste trabalho segue uma abordagem qualitativa e foi norteada pela questão: como se dá a construção da identidade negra entre os alunos cotistas raciais do Ensino Médio Integrado? Esta investigação começou com a realização de uma pesquisa documental e bibliográfica, seguida pela coleta de dados, que incluiu a aplicação de questionários on-line. Entre os resultados obtidos, destaca-se a contribuição de instituições como escola, família e coletivos juvenis para a formação identitária. Adicionalmente, constatou-se que a Lei n. 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas, não está sendo devidamente implementada na instituição, o que compromete a compreensão do racismo e o fortalecimento das identidades negras. Como produto educacional decorrente da pesquisa, foi desenvolvido o jogo de cartas Espelho, Espelho Meu, Quem Sou Eu? voltado para professores dos cursos do Ensino Médio Integrado, com o objetivo de inspirá-los a oferecer aos alunos uma ferramenta que os ajude a compreender temas como racismo, políticas de ações afirmativas, raça, etnia, identidade étnico- racial, heteroidentificação, pertencimento étnico-racial entre outros, abordados durante a pesquisa de campo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2713 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectidentidade étnico-racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectescolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integralpt_BR
Título: dc.titleA Construção da Identidade Étnico-Racial de Estudantes do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
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