Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vilaça, Márcia Margarida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-10T00:08:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-10T00:08:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Márcia Margarida Vilaça | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918175 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como foco a investigação da construção da identidade étnico-racial pelos(as) estudantes do Ensino Médio Integrado inseridos(as) por meio de políticas de ações afirmativas nos processos seletivos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Branco. O principal objetivo foi compreender de que forma esses(as) estudantes percebem sua identidade étnico-racial e identificar os fatores que influenciam esse processo. A metodologia deste trabalho segue uma abordagem qualitativa e foi norteada pela questão: como se dá a construção da identidade negra entre os alunos cotistas raciais do Ensino Médio Integrado? Esta investigação começou com a realização de uma pesquisa documental e bibliográfica, seguida pela coleta de dados, que incluiu a aplicação de questionários on-line. Entre os resultados obtidos, destaca-se a contribuição de instituições como escola, família e coletivos juvenis para a formação identitária. Adicionalmente, constatou-se que a Lei n. 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas, não está sendo devidamente implementada na instituição, o que compromete a compreensão do racismo e o fortalecimento das identidades negras. Como produto educacional decorrente da pesquisa, foi desenvolvido o jogo de cartas Espelho, Espelho Meu, Quem Sou Eu? voltado para professores dos cursos do Ensino Médio Integrado, com o objetivo de inspirá-los a oferecer aos alunos uma ferramenta que os ajude a compreender temas como racismo, políticas de ações afirmativas, raça, etnia, identidade étnico- racial, heteroidentificação, pertencimento étnico-racial entre outros, abordados durante a pesquisa de campo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2713 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | identidade étnico-racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integral | pt_BR |
Título: dc.title | A Construção da Identidade Étnico-Racial de Estudantes do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Márcia Margarida Vilaça.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918175/2/Dissertação Márcia Margarida Vilaça.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons