Padlet: bússola estudantil recurso educacional aberto para estudantes da EJA-EPT do Campus Porto Alegre do IFRS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFRSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGeorg Florão Belmonte, Tânia-
Autor(es): dc.contributor.authorMadruga Prestes, Liliane-
Autor(es): dc.contributor.authorCarolina Ramos Soares Procasko, Josiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-09T23:49:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-09T23:49:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
identificador: dc.identifier.otherPADLET: BÚSSOLA ESTUDANTIL RECURSO EDUCACIONAL ABERTO PARA ESTUDANTES DA EJA-EPT DO CAMPUS PORTO ALEGRE DO IFRSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918174-
Resumo: dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) tem como objetivo central proporcionar uma formação que vá além da capacitação técnica, promovendo a emancipação dos sujeitos e sua inserção crítica no mundo do trabalho. A promulgação da Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023 (Brasil, 2023), que regulamenta a inclusão digital na Educação Básica, inclusive na Educação Profissional, reforça a importância do desenvolvimento de competências digitais, como parte integrante da formação dos estudantes da EJA-EPT. Nesse contexto, a educação digital não apenas viabiliza a democratização do acesso ao conhecimento, como também se torna fundamental para a inclusão social e o exercício da cidadania, alinhada às atuais exigências do mundo do trabalho. Com a ampliação do uso de tecnologias no ensino, os Recursos Educacionais Abertos (REA) surgem como uma estratégia educativa para aprimorar as práticas de ensino, em particular, na EJA-EPT, foco deste estudo. Os REAs possibilitam que educadores e educandos utilizem, adaptem e compartilhem conteúdos de maneira colaborativa, contribuindo para uma educação mais inclusiva, interativa e acessível. A escolha pela modalidade EJA-EPT se justifica pela necessidade de oferecer recursos tecnológicos que atendam às especificidades de um público caracterizado pela diversidade de perfis e necessidades educacionais, sendo que muitos estudantes enfrentam dificuldades relacionadas ao acesso à internet e a laboratórios de informática e/ou dificuldades para encontrar e selecionar conteúdos. Nesse cenário, o Padlet (https://padlet.com) é uma ferramenta digital que permite a criação de murais interativos, onde é possível agregar conteúdos em diversos formatos, como textos, vídeos, áudios e links. Gratuito e acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, o Padlet oferece uma solução prática para superar as barreiras tecnológicas que muitos estudantes da EJA-EPT enfrentam. Com base na escuta dos estudantes, organizamos o Padlet intulado “Bússola Estudantil”, o qual é direcionado para estudantes da EJA-EPT do Campus Porto Alegre do IFRS, no qual compartilhamos conteúdos diversos, organizados em seções temáticas, cada uma voltada para um aspecto específico da formação dos estudantes. Tal Padlet está disponível de forma pública e gratuita na internet, podendo ser acessado através do link: https://padlet.com/taniabelmonte/b-ssola-estudantil-repositrio-de-ferramentas-digitais-para--li9elzlp4xrf8b40/slideshow/wish/3094450924.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectREApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEJA-EPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação críticapt_BR
Título: dc.titlePadlet: bússola estudantil recurso educacional aberto para estudantes da EJA-EPT do Campus Porto Alegre do IFRSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação de Jovens e Adultospt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAprendizagem Autônomapt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons