Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFRS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Georg Florão Belmonte, Tânia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Madruga Prestes, Liliane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carolina Ramos Soares Procasko, Josiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-09T23:49:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-09T23:49:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | PADLET: BÚSSOLA ESTUDANTIL RECURSO EDUCACIONAL ABERTO PARA ESTUDANTES DA EJA-EPT DO CAMPUS PORTO ALEGRE DO IFRS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918174 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) tem como objetivo central proporcionar uma formação que vá além da capacitação técnica, promovendo a emancipação dos sujeitos e sua inserção crítica no mundo do trabalho. A promulgação da Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023 (Brasil, 2023), que regulamenta a inclusão digital na Educação Básica, inclusive na Educação Profissional, reforça a importância do desenvolvimento de competências digitais, como parte integrante da formação dos estudantes da EJA-EPT. Nesse contexto, a educação digital não apenas viabiliza a democratização do acesso ao conhecimento, como também se torna fundamental para a inclusão social e o exercício da cidadania, alinhada às atuais exigências do mundo do trabalho. Com a ampliação do uso de tecnologias no ensino, os Recursos Educacionais Abertos (REA) surgem como uma estratégia educativa para aprimorar as práticas de ensino, em particular, na EJA-EPT, foco deste estudo. Os REAs possibilitam que educadores e educandos utilizem, adaptem e compartilhem conteúdos de maneira colaborativa, contribuindo para uma educação mais inclusiva, interativa e acessível. A escolha pela modalidade EJA-EPT se justifica pela necessidade de oferecer recursos tecnológicos que atendam às especificidades de um público caracterizado pela diversidade de perfis e necessidades educacionais, sendo que muitos estudantes enfrentam dificuldades relacionadas ao acesso à internet e a laboratórios de informática e/ou dificuldades para encontrar e selecionar conteúdos. Nesse cenário, o Padlet (https://padlet.com) é uma ferramenta digital que permite a criação de murais interativos, onde é possível agregar conteúdos em diversos formatos, como textos, vídeos, áudios e links. Gratuito e acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, o Padlet oferece uma solução prática para superar as barreiras tecnológicas que muitos estudantes da EJA-EPT enfrentam. Com base na escuta dos estudantes, organizamos o Padlet intulado “Bússola Estudantil”, o qual é direcionado para estudantes da EJA-EPT do Campus Porto Alegre do IFRS, no qual compartilhamos conteúdos diversos, organizados em seções temáticas, cada uma voltada para um aspecto específico da formação dos estudantes. Tal Padlet está disponível de forma pública e gratuita na internet, podendo ser acessado através do link: https://padlet.com/taniabelmonte/b-ssola-estudantil-repositrio-de-ferramentas-digitais-para--li9elzlp4xrf8b40/slideshow/wish/3094450924. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | REA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EJA-EPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação crítica | pt_BR |
Título: dc.title | Padlet: bússola estudantil recurso educacional aberto para estudantes da EJA-EPT do Campus Porto Alegre do IFRS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Aprendizagem Autônoma | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Encarte PE Tânia Belmonte com ficha catalográfica e ISBN.pdf | Encarte de ferramenta | 1,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918174/2/Encarte PE Tânia Belmonte com ficha catalográfica e ISBN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons