TECNOPROFE: CURSO DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DA PEDAGOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFRSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDal Castel, Vanessa-
Autor(es): dc.contributor.authorCarolina Soares Ramos Procasko, Josiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-10T00:12:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-10T00:12:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
identificador: dc.identifier.otherTECNOPROFE: CURSO DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DA PEDAGOGIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918164-
Resumo: dc.description.abstractA criação de um curso de extensão sobre o uso das tecnologias nos anos iniciais é o produto de pesquisa escolhido. Esse curso visa capacitar alunas da pedagogia, que são futuras profissionais da Educação a integrarem de maneira eficaz os recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem. O produto pensado a priori, a partir desta proposta de pesquisa, seria um projeto-piloto de um curso de extensão sobre o uso das tecnologias nos anos iniciais, oferecido inicialmente para estudantes do 1º e 2º semestre de Pedagogia. Nesse contexto, a educação digital não apenas viabiliza a democratizaçãodo acesso ao conhecimento, como também se torna fundamental para dar apoio ao bom desempenho acadêmico e o exercício da cidadania, alinhada às atuais exigências do mundo do trabalho. Com a ampliação do uso de tecnologias no ensino, os Recursos Educacionais Abertos (REA) surgem como uma estratégia educativa para aprimorar as práticas de ensino, em particular, no curso superior de Pedagogia foco deste estudo. Os REA possibilitam que educadores e educandos utilizem, adaptem e compartilhem conteúdos de maneira colaborativa, contribuindo para uma educação mais inclusiva, interativa e acessível. A escolha pelo ensino superior se justifica por ser o campo empírico da pesquisadora e pela necessidade de oferecer recursos tecnológicos que atendam às especificidades de um público caracterizado pela diversidade de perfis e necessidades educacionais, sendo que muitos estudantes enfrentam dificuldades relacionadas ao acesso à internet e a laboratórios de informática e/ou dificuldades para encontrar e selecionar conteúdos. Neste cennário, o Google Classroom e o Google Sites são ferramentas digitais que permitem a organização didática dos materias, de fácil acesso pela alunas, onde é possível agregar conteúdos em diversos formatos, como textos, vídeos, áudios e links. Os recursos doo Gooogle são gratuito e acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. As ferramentas do Google oferecem uma solução prática parasuperar as barreiras tecnológicas que muitos estudantes enfrentam e possibilitar o uso pedagógico no mundo do trabalho viabilzando uma melhor atuaçao docente. Com base na escuta dos estudantes, organizamos os materiais para desenvolver as seguintes habilidades e competências a partir do conteúdo ministrado para os educandos serem capazes de: a) identificar a influência das novas tecnologias na sala de aula; b) analisar as consequências da utilização das tecnologias em sala de aula; c) conceituar tecnologias identificando os significados para a educação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent606KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectExtensãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Inicialpt_BR
Título: dc.titleTECNOPROFE: CURSO DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DA PEDAGOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Pedagogiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTecnologias e Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons