Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFRS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dal Castel, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carolina Soares Ramos Procasko, Josiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-10T00:12:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-10T00:12:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | TECNOPROFE: CURSO DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DA PEDAGOGIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918164 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A criação de um curso de extensão sobre o uso das tecnologias nos anos iniciais é o produto de pesquisa escolhido. Esse curso visa capacitar alunas da pedagogia, que são futuras profissionais da Educação a integrarem de maneira eficaz os recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem. O produto pensado a priori, a partir desta proposta de pesquisa, seria um projeto-piloto de um curso de extensão sobre o uso das tecnologias nos anos iniciais, oferecido inicialmente para estudantes do 1º e 2º semestre de Pedagogia. Nesse contexto, a educação digital não apenas viabiliza a democratizaçãodo acesso ao conhecimento, como também se torna fundamental para dar apoio ao bom desempenho acadêmico e o exercício da cidadania, alinhada às atuais exigências do mundo do trabalho. Com a ampliação do uso de tecnologias no ensino, os Recursos Educacionais Abertos (REA) surgem como uma estratégia educativa para aprimorar as práticas de ensino, em particular, no curso superior de Pedagogia foco deste estudo. Os REA possibilitam que educadores e educandos utilizem, adaptem e compartilhem conteúdos de maneira colaborativa, contribuindo para uma educação mais inclusiva, interativa e acessível. A escolha pelo ensino superior se justifica por ser o campo empírico da pesquisadora e pela necessidade de oferecer recursos tecnológicos que atendam às especificidades de um público caracterizado pela diversidade de perfis e necessidades educacionais, sendo que muitos estudantes enfrentam dificuldades relacionadas ao acesso à internet e a laboratórios de informática e/ou dificuldades para encontrar e selecionar conteúdos. Neste cennário, o Google Classroom e o Google Sites são ferramentas digitais que permitem a organização didática dos materias, de fácil acesso pela alunas, onde é possível agregar conteúdos em diversos formatos, como textos, vídeos, áudios e links. Os recursos doo Gooogle são gratuito e acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. As ferramentas do Google oferecem uma solução prática parasuperar as barreiras tecnológicas que muitos estudantes enfrentam e possibilitar o uso pedagógico no mundo do trabalho viabilzando uma melhor atuaçao docente. Com base na escuta dos estudantes, organizamos os materiais para desenvolver as seguintes habilidades e competências a partir do conteúdo ministrado para os educandos serem capazes de: a) identificar a influência das novas tecnologias na sala de aula; b) analisar as consequências da utilização das tecnologias em sala de aula; c) conceituar tecnologias identificando os significados para a educação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 606KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
Título: dc.title | TECNOPROFE: CURSO DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DA PEDAGOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Tecnologias e Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Encarte - Produto Educacional.pdf | 591,84 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918164/2/Encarte - Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons