GÊNERO E FAKE NEWS: UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Elionay Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-09T19:25:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-09T19:25:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherGÊNERO E FAKE NEWS: UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918158-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação discute o contexto da pós-verdade e a ascensão das fake news no Brasil principalmente durante as eleições presidenciais de 2018 e 2022, aliadas ao conservadorismo. As fake news pesquisadas concentram-se sobre o tema gênero, mais precisamente todas aquelas que envolvem a chamada “ideologia de gênero”, amplamente disseminadas nas redes sociais e articuladas pelo site Escola Sem Partido. O site em questão é analisado em relação ao teor sensacionalista de seus textos e o pânico moral que despertou na sociedade ao disseminar a ideia de que estudantes são doutrinados nas escolas por professores e professoras. As fake news verificadas pelas agências de checagem Aos Fatos e Agência Lupa sobre questões de gênero também foram utilizadas para demonstrar o fenômeno. A dissertação possui uma análise sobre a importância do debate sobre as questões de gênero em sala de aula, em busca de uma educação crítica que desenvolva a consciência histórica dos estudantes. Esta discussão leva em conta como o trabalho docente vem sendo atacado pelas informações fraudulentas que circulam sobre ideologia de gênero. A dimensão propositiva do trabalho tem o objetivo de auxiliar professoras e professores da educação básica do 9º ano do Ensino Fundamental a trabalhar com as questões de gênero em sala de aula, desconstruindo fake news sobre o assunto. Esta dimensão apresenta-se no formato de sequência didática, a partir de reflexões de notícias verídicas e falsas sobre as questões de gênero no Brasil e no mundo.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória, fake news, gênero, ideologia de gênero, ensino de históriapt_BR
Título: dc.titleGÊNERO E FAKE NEWS: UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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