O Serviço Social nas Políticas Públicas: Coletânea de experiências nos campos de estágios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecerpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Alana Caroline Ferreira de-
Autor(es): dc.contributor.authorNóbrega, Ana Luiza Cabral de-
Autor(es): dc.contributor.authorBrito, Edneide Felinto de-
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Hellen Gabriela Morais-
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Maria de Lourdes Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Maria Isabel da Costa Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorMelotto, Sarah Lavígnia da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-09T18:32:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-09T18:32:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
identificador: dc.identifier.otherO Serviço Social nas Políticas Públicaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918157-
Resumo: dc.description.abstractRegulamentado pela Lei nº 11.788/2008, o estágio é descrito como: Um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Este processo faz parte do projeto pedagógico do curso, visando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho (BRASIL, 2008). O Serviço Social, orientado por seu projeto ético-político e pelo código de ética, entende que o estágio se constitui como elemento fundamental no processo de ensino-aprendizagem e na formação profissional, pois é resultante da síntese da relação teórico prática, da articulação entre pesquisa e intervenção profissional e de uma problematização teórico-metodológica (CFESS, 2008). A atividade do estágio curricular se constitui também como uma forma de construção da identidade profissional a partir das competências técnica, política e ética dos profissionais em formação, tendo como eixo norteador o projeto ético-político da categoria. Apesar disto, o cenário político, econômico e social, representado pela Contrarreforma do Estado e o seu desfinanciamento sistêmico das políticas públicas, resulta na privatização e construção de um modelo de educação liberal e alienada de sua capacidade de análise crítica da realidade concreta, afetando diretamente o processo de formação profissional da assistente social na atualidade, ao qual implica em condições precários de trabalho, cisão da relação teoria x prática, limitações institucionais e financeiras, etc. Este processo representa um projeto do capital em limitar a prática crítica e reflexiva a uma simples reprodução e naturalização dos interesses neoliberais pela alienação e precarização do trabalho e da formação profissional. Diante disto, é fundamental reforçar a importância de assegurar o estágio supervisionado como: [...] um instrumento fundamental na formação e análise crítica e da capacidade interventiva, propositiva e investigativa do estudante, que precisa apreender os elementos concretos que constituem a realidade social e suas contradições (ABEPSS, 2009, p. 11). É diante desta perspectiva estratégica de valorização e ampliação dos espaços de atuação profissional na concretização dos princípios ético-políticos do Serviço Social que a Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) surge, sendo um documento construído de forma coletiva pela categoria profissional ao qual evidencia a necessidade de direcionamento do ensino da prática, articulando com os espaços de exercício profissional e com a relação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do fazer profissional, de modo que fortaleça a formação acadêmico-profissional de forma indissociável, pautada no projeto ético-político. Dentro da atuação do estudante no estágio, são concretizadas implicações dos processos sócio-políticos e normativos do ensino superior, do mercado de trabalho, assim como de processos internos da profissão dentro dessas instituições. O estudante, dentro dessa visão privilegiada de alinhamento da prática profissional com a teoria, media mediações entre o conhecimento apreendido na formação acadêmica e a realidade social das assistentes sociais. Diante disso, a categoria tem reafirmado seu compromisso com a defesa e o fortalecimento do projeto ético-político, e com a qualificação da formação profissional a partir de construções coletivas de estratégias de enfrentamentos, tanto no que se refere à profissão, quanto no processo formativo educacional. O estágio se constitui num instrumento fundamental na formação da análise crítica e da capacidade interventiva, propositiva e investigativa do(a) estudante, que precisa apreender os elementos concretos que constituem a realidade social capitalista e suas contradições, de modo a intervir, posteriormente como profissional, nas diferentes expressões da questão social, que vem se agravando diante do movimento mais recente de colapso mundial da economia, em sua fase financeira, e de desregulamentação do trabalho e dos direitos sociais (ABEPSS, p. 11) Portanto, esta coletânea de experiências pode representar um movimento de fortalecer as estratégias político-pedagógicas de enfrentamento à precarização do Serviço Social e das políticas públicas, por meio da difusão amplas dos desafios e possibilidades colocados para a consolidação do projeto ético-político profissional dentro dos estágios curriculares e obrigatórios. Segundo Netto (1999 apud ABEPSS, 2008, p. 11), o estágio deve ser concebido para além de um conjunto de prescrições normativas e corporativas, sendo apreendido como construção coletiva profissional que busca se aproximar, coerentemente, com o projeto societário emancipatório e o compromisso com os interesses e direitos da classe trabalhadora, ao qual deve se concretizar dentro do cotidiano profissional do trabalho da assistente social, sob orientação de um projeto ético-político profissional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1631pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectServiço Socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstágiospt_BR
Título: dc.titleO Serviço Social nas Políticas Públicas: Coletânea de experiências nos campos de estágiospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons