Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, Naftale Natalia de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-09T17:57:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-09T17:57:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Naftale_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918154 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa focada no mapeamento de perfis do Instagram e na elaboração de uma curadoria de conteúdos presentes nesses perfis. Trata-se de uma seleção de materiais voltados para as temáticas juventude e cidadania ativa e na aplicação destes no ensino de sociologia, mais especificamente na segunda série do Ensino Médio, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscou-se, com a produção desta dissertação, apresentar um inventário de perfis do Instagram e seus possíveis usos na disciplina de sociologia no trato das temáticas juventude e cidadania, contribuindo, dessa forma, para o letramento midiático acerca dos usos das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) no processo educativo. Assim, estabeleceram-se intersecções entre o uso dessa rede e o ensino de sociologia, na unidade curricular obrigatória do terceiro ano do Ensino Médio: “Cultura, Comunicação e Mídias”; e a unidade curricular optativa do Ensino Médio: “Cidadania na era digital”. Foram produzidos roteiros de aula a partir dos conteúdos do Instagram analisados, fornecendo, desse modo, subsídios e materiais relevantes para uma discussão sobre as diferentes abordagens dos temas juventude e cidadania ativa em sala de aula. Desse modo, o presente trabalho contribuirá com um material de apoio didático, que permitirá aos docentes utilizá-lo em seus planejamentos das unidades curriculares de sociologia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | juventude | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cidadania | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | Conteúdos da Rede Instagram e ensino de Sociologia: inventário de perfis e possibilidades de uso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC-naftale-dissertacao.pdf | 4,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918154/2/TCC-naftale-dissertacao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons