Conteúdos da Rede Instagram e ensino de Sociologia: inventário de perfis e possibilidades de uso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Naftale Natalia de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-09T17:57:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-09T17:57:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Naftale_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918154-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa focada no mapeamento de perfis do Instagram e na elaboração de uma curadoria de conteúdos presentes nesses perfis. Trata-se de uma seleção de materiais voltados para as temáticas juventude e cidadania ativa e na aplicação destes no ensino de sociologia, mais especificamente na segunda série do Ensino Médio, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscou-se, com a produção desta dissertação, apresentar um inventário de perfis do Instagram e seus possíveis usos na disciplina de sociologia no trato das temáticas juventude e cidadania, contribuindo, dessa forma, para o letramento midiático acerca dos usos das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) no processo educativo. Assim, estabeleceram-se intersecções entre o uso dessa rede e o ensino de sociologia, na unidade curricular obrigatória do terceiro ano do Ensino Médio: “Cultura, Comunicação e Mídias”; e a unidade curricular optativa do Ensino Médio: “Cidadania na era digital”. Foram produzidos roteiros de aula a partir dos conteúdos do Instagram analisados, fornecendo, desse modo, subsídios e materiais relevantes para uma discussão sobre as diferentes abordagens dos temas juventude e cidadania ativa em sala de aula. Desse modo, o presente trabalho contribuirá com um material de apoio didático, que permitirá aos docentes utilizá-lo em seus planejamentos das unidades curriculares de sociologia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectjuventudept_BR
Palavras-chave: dc.subjectcidadaniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Título: dc.titleConteúdos da Rede Instagram e ensino de Sociologia: inventário de perfis e possibilidades de usopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons