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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | FAMED/UFAL | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Clodoaldo Lopes da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Celiane Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Tamara Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-09T17:23:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-09T17:23:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918146 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação médica tem experimentado uma evolução constante, e a introdução da Inteligência Artificial (IA), especialmente o ChatGPT, abriu novas possibilidades e desafios para a formação de profissionais de saúde. De acordo com Nudrad et al. (2024), o uso de tecnologias interativas, como o ChatGPT, pode fortalecer metodologias como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ao fomentar um ambiente de aprendizagem colaborativa e reflexiva. A interação com ferramentas baseadas em IA não só facilita o acesso a conteúdos e informações, mas também pode atuar como uma plataforma de reflexão e feedback contínuo, essenciais na educação médica. Este livro, "Aprendizagem Baseada em Problemas na Tutoria do Ensino de Medicina: integrando o ChatGPT como ferramenta de suporte", tem como objetivo explorar como o ChatGPT pode ser incorporado à prática docente e ao aprendizado dos futuros médicos, especialmente no contexto da ABP. A proposta é ampliar o alcance e a eficácia dessa abordagem pedagógica, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica, personalizada e adaptada às necessidades dos alunos, o que é crucial no contexto da educação médica moderna. Yip et al. (2022) destacam que a IA pode não apenas otimizar o aprendizado, mas também oferecer feedback em tempo real e personalizar o processo de aprendizagem, tornando-o mais eficaz e alinhado às competências específicas exigidas na formação médica. A ABP é amplamente utilizada na educação médica por seu enfoque na resolução de problemas reais e no desenvolvimento de habilidades clínicas. A introdução de tecnologias como o ChatGPT pode enriquecer ainda mais esse processo, fornecendo suporte imediato e personalizado aos docentes e discentes, como discutem Zhang et al. (2021), que exploram a aplicação da inteligência artificial na educação médica e as perspectivas futuras para sua integração nas práticas de ensino. Além disso, ferramentas como o ChatGPT podem transformar a dinâmica do aprendizado, permitindo interações mais dinâmicas e facilitando a personalização do ensino, conforme destacado por Verma (2021). A pesquisa de Biswas (2023) também revela que a integração de tecnologias no ensino de medicina pode melhorar a capacidade dos tutores em acompanhar o progresso dos alunos e fornecer feedback em tempo real, potencializando a eficácia do processo de ensino-aprendizagem. O conteúdo deste e-book foi estruturado com base em uma pesquisa prática, realizada no âmbito do Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) intitulado, também, "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA TUTORIA DO ENSINO DE MEDICINA: integrando o ChatGPT como ferramenta de suporte". As discussões extraídas dessa pesquisa apresentam temáticas relevantes, obtidas por meio de um mapeamento sistemático. A obra identifica as principais áreas de aplicação do ChatGPT no ensino de medicina, alinhadas aos fundamentos da ABP, e explora os sete passos da tutoria da ABP, o papel essencial dos membros do grupo tutorial, os critérios de avaliação, a construção de casos motivadores e a definição de objetivos de aprendizagem, todos com o suporte da IA. No Capítulo 1 - 7 Passos da Tutoria da Aprendizagem Baseada em Problemas, discutimos detalhadamente os sete passos que compõem a metodologia da ABP, destacando como cada etapa contribui para o desenvolvimento do raciocínio clínico e da autonomia dos discentes. O ChatGPT é apresentado como um suporte valioso para enriquecer as discussões, oferecendo insights adicionais e auxiliando na formulação de perguntas e hipóteses durante o processo tutorial. No Capítulo 2 - Papel do Tutor, Secretário e Coordenador do Grupo Tutorial, exploramos as funções fundamentais dentro de um grupo tutorial: o tutor, o secretário e o coordenador. Cada função é analisada em termos de suas responsabilidades e contribuição para o bom andamento da ABP. O ChatGPT é apresentado como uma ferramenta que pode otimizar o trabalho de organização, documentação e acompanhamento, sem comprometer a interação humana. No Capítulo 3 - Critérios de Avaliação, discutimos como o ChatGPT pode ser uma ferramenta útil para apoiar o processo de avaliação dentro da ABP. Ele pode auxiliar na formulação de feedbacks personalizados e contínuos, ajudando tanto os discentes quanto os tutores a avaliar o progresso ao longo do tempo. A IA também pode facilitar a criação de avaliações que levem em consideração o desempenho individual e coletivo do grupo. O Capítulo 4 - Objetivos de Aprendizagem com Suporte do ChatGPT, analisamos a formulação de objetivos de aprendizagem no contexto da ABP. O ChatGPT pode sugerir tópicos, conceitos e áreas que necessitam de maior aprofundamento, ajudando os tutores a criar objetivos alinhados às necessidades dos discentes e à prática médica. No Capítulo 5 - Checklist do Tutor com Suporte do ChatGPT apresenta uma ferramenta prática para os tutores acompanharem o progresso dos discentes durante o ciclo da ABP. O ChatGPT pode auxiliar na verificação de cada etapa do processo, garantindo que o aprendizado está sendo conduzido de forma estruturada e eficaz, além de fornecer orientações para o desenvolvimento contínuo dos discentes. Por fim, o Capítulo 6 - Construção dos Casos Motivadores com Suporte do ChatGPT aborda como a construção de casos clínicos pode ser aprimorada com o uso do ChatGPT. A ferramenta pode ajudar a desenvolver cenários complexos e variados, ajustando-se ao nível de aprendizagem dos discentes e garantindo que os casos motivadores se mantenham desafiadores e relevantes ao contexto clínico. Ao longo deste e-book, os leitores encontrarão uma discussão prática e aprofundada sobre como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na educação médica, mantendo o foco no desenvolvimento de competências clínicas e na humanização do ensino. O ChatGPT é apresentado como uma ferramenta que complementa, mas não substitui, a interação humana no processo educacional, oferecendo novas possibilidades para aprimorar a experiência de ensino-aprendizagem. Dessa forma, este e-book se apresenta como uma valiosa fonte de informações sobre o tema, buscando compreender as experiências vivenciadas nesse contexto desafiador e, acima de tudo, estimular a reflexão sobre as oportunidades e transformações que as tecnologias digitais podem trazer para o futuro do ensino médico. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,71 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ChatGPT; inteligência artificial; medicina; aprendizagem; ensino | - |
Título: dc.title | APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA TUTORIA DO ENSINO DE MEDICINA: integrando o ChatGPT como ferramenta de suporte | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produtos | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | |||
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E-book Clodoaldo versão editora.pdf | 1,74 MB | /bitstream/capes/918146/1/E-book Clodoaldo versão editora.pdfDownload |
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