Diferentes tempos, diferentes espaços e diferentes juventudes: material didático para o Ensino de História da Juventude através de Documentos Visuais e Musicais (Décadas de 1950 a 1990)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Giovanna Aparecida Schittini dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-09T17:03:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-09T17:03:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
identificador: dc.identifier.otherDiferentes tempos, diferentes espaços e diferentes juventudes: material didático para o Ensino de História da Juventude através de Documentos Visuais e Musicais (Décadas de 1950 a 1990)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918143-
Resumo: dc.description.abstractO presente material didático propõe uma abordagem inovadora para o ensino de História das Juventudes, direcionada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Através da análise de documentos visuais (fotos, cartazes, capas de revistas) e musicais (músicas e letras de canções) das décadas de 1950 a 1990, o material busca desconstruir a ideia de juventude como um conceito atemporal e homogêneo, enfatizando sua construção histórica e social, por meio da desmistificação da ideia de juventude como como um conceito universal e atemporal; da compreensão das relações entre indivíduo e sociedade e do debate das questões relevantes para os jovens na atualidade. O material é composto por dois textos introdutórios que apresentam a historicidade das juventudes e seus vínculos com a cultura respectivamente, acompanhado de iconografias e músicas retratem o cotidiano dos jovens, suas manifestações culturais e suas lutas. A proposta consiste em apresentar aos estudantes essa variedade de fontes históricas que permitam a eles compreenderem como as juventudes se caracterizaram em diferentes momentos históricos, quais foram suas principais lutas e demandas, e como essas experiências moldaram a sociedade contemporânea. Espera-se que, ao final do processo de ensino-aprendizagem, os alunos sejam capazes de identificar as principais características das juventudes das décadas de 1950 a 1990; relacionar as experiências das juventudes do passado com as questões sociais contemporâneas e incentivar o protagonismo dos jovens na participação cidadã e da luta por direitos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent229 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFontes Históricaspt_BR
Título: dc.titleDiferentes tempos, diferentes espaços e diferentes juventudes: material didático para o Ensino de História da Juventude através de Documentos Visuais e Musicais (Décadas de 1950 a 1990)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHIstóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos