Pensamento Matemático e Programação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes-
Autor(es): dc.contributor.authorEleutério, Jônatas Nunes Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorJordane, Alex-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-05T14:45:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-05T14:45:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-
identificador: dc.identifier.otherProgramação e Pensamento Matemático.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918025-
Resumo: dc.description.abstractO atual material didático emerge de um projeto de pesquisa iniciado em 2019, o projeto de pesquisa de iniciação Científica intitulado, Desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado por meio do pensamento computacional: uma proposta fundamentada na Teoria Histórico-Cultural; registrado (PJ6425) junto ao Sistema Integrado de Gerenciamento de Pesquisa (Sigpesq), do Instituto Federal do Espírito Santo campus Vitória (Ifes), e executado no campus Viana, teve como objetivo analisar como o pensamento computacional, por meio da atividade de programação, pode contribuir no desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado. Para isso, desenvolvemos em práticas de ensino, tarefas para programação de aplicativos de smartphones utilizando como ferramenta a plataforma Thunkable (https://www.thunkable.com). Este material se fundamenta a partir de duas questões centrais: (i) o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC), (ii) a partir da perspectiva da Teoria Histórico-Cultural da Atividade (THCA). Sendo assim, antes de apresentarmos as tarefas e a estruturação do material é importante uma breve discussão acerca do que vem a ser a THCA e PC. Neste material iremos trazer uma perspectiva da Teoria Histórico-Cultural da Atividade alguns processos de apropriação do Pensamento Matemático por meio do Pensamento Computacional tidas nas práticas de ensino desse projeto educacional vivenciados na Iniciação Científica. Assim como também, trazemos sugestões e tarefas que foram desenvolvidas e elaboradas para trabalhar em sala de aula. Compreender o fenômeno educativo e o fazer docente mostra que criar técnicas e métodos de ensino, perceber e relacionar instrumentos que propiciam interações que desenvolvem processos de apropriação da cultura, é elemento constitutivo do caráter de nossa unidade formadora de ensino: Pensamento Matemático e o Pensamento Computacional. A figura docente necessita de um olhar direcionado aos cenários de aprendizagem que estão durante os momentos de aula e, que se dão em atividades de ensino. Para isso, o ramo da Educação Matemática que estuda os modos de produzir significados, técnicas, campos teóricos e epistemológicos que orientam o desenvolvimento de práticas pedagógicas, são os pontos de luz que buscamos para dirigir uma atividade pedagógica. “Sendo a atividade pedagógica, uma atividade humana que é organizada para propiciar a apropriação de conceitos considerados fundamentais tanto para a continuidade quanto para novas produções humanas.” (MOURA, 2013, p. 87). A fim de buscar respostas para objetivo central desse material, fizemos a organização dos mais sofisticados artefatos para auxiliar em nossa prática de sala de aula, provocados por nossos anseios, angústias e dúvidas do que poderia vir a ser e, do que veio a ser, dentro dos cenários de aprendizagem dadas em salas de aula.-
Tamanho: dc.format.extent9,32MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacional-
Palavras-chave: dc.subjectThunkable-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Matemático-
Título: dc.titlePensamento Matemático e Programação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons