
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pinto, Luis Otávio Amaral Duarte | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bacelar, Herick Pampolha Huet | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Kietzer, Katia Simone | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-05T13:06:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-05T13:06:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Tese de Doutorado - Simuladores no Ensino e Aprendizagem de Residentes de Urologia | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918019 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O ensino e aprendizagem dos residentes de urologia vem sendo alvo de críticas pelas principais entidades de educação médica brasileiras. A falta de investimentos nos hospitais públicos não tem acompanhado o ritmo de crescimento das tecnologias utilizadas no tratamento das doenças urológicas; assim sendo, muitos residentes terminam sua formação com carências, tendo pouco contato com procedimentos primordiais nos dias de hoje, para uma boa prática dessa especialidade. As principais dificuldades envolvem a aprendizagem daquelas subáreas que necessitam de um arsenal tecnológico diferenciado, como o tratamento endoscópico dos cálculos urinários e a microcirurgia. Algumas instituições vêm buscando alternativas para amenizar essas dificuldades e, nesse contexto, o emprego de simuladores tem ganhado destaque, como método complementar na formação das especialidades cirúrgicas. Deste modo, essa tese objetiva avaliar o ensino e aprendizagem dos residentes de urologia, através da utilização de modelos experimentais. Foram realizados dois cursos de capacitação com o emprego de simuladores de baixa, média e alta fidelidade, visando a capacitação em cirurgia endoscópica urológica e em microcirurgia. O desempenho dos participantes, ao longo das sessões de treinamento, foi quantificado através de testes de conhecimento, pela aferição do tempo para realização das tarefas, bem como pela pontuação obtida em escalas de avaliação. Os resultados alcançados no final dos cursos demonstraram um ganho expressivo, e estatisticamente significativo, de habilidades e competências, comprovando que os simuladores são uma ferramenta complementar extremamente útil na formação dos residentes de urologia e sua utilização deve ser cada vez mais estimulada nos programas de residência médica da especialidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,92MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Treinamento por Simulação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Urologia | pt_BR |
| Título: dc.title | Simuladores no Ensino e Aprendizagem de Residentes de Urologia | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação - Doutorado | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino em Saúde na Amazônia (ESA-UEPA) | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons