Simuladores no Ensino e Aprendizagem de Residentes de Urologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPinto, Luis Otávio Amaral Duarte-
Autor(es): dc.contributor.authorBacelar, Herick Pampolha Huet-
Autor(es): dc.contributor.authorKietzer, Katia Simone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-05T13:06:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-05T13:06:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-02-
identificador: dc.identifier.otherTese de Doutorado - Simuladores no Ensino e Aprendizagem de Residentes de Urologiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918019-
Resumo: dc.description.abstractO ensino e aprendizagem dos residentes de urologia vem sendo alvo de críticas pelas principais entidades de educação médica brasileiras. A falta de investimentos nos hospitais públicos não tem acompanhado o ritmo de crescimento das tecnologias utilizadas no tratamento das doenças urológicas; assim sendo, muitos residentes terminam sua formação com carências, tendo pouco contato com procedimentos primordiais nos dias de hoje, para uma boa prática dessa especialidade. As principais dificuldades envolvem a aprendizagem daquelas subáreas que necessitam de um arsenal tecnológico diferenciado, como o tratamento endoscópico dos cálculos urinários e a microcirurgia. Algumas instituições vêm buscando alternativas para amenizar essas dificuldades e, nesse contexto, o emprego de simuladores tem ganhado destaque, como método complementar na formação das especialidades cirúrgicas. Deste modo, essa tese objetiva avaliar o ensino e aprendizagem dos residentes de urologia, através da utilização de modelos experimentais. Foram realizados dois cursos de capacitação com o emprego de simuladores de baixa, média e alta fidelidade, visando a capacitação em cirurgia endoscópica urológica e em microcirurgia. O desempenho dos participantes, ao longo das sessões de treinamento, foi quantificado através de testes de conhecimento, pela aferição do tempo para realização das tarefas, bem como pela pontuação obtida em escalas de avaliação. Os resultados alcançados no final dos cursos demonstraram um ganho expressivo, e estatisticamente significativo, de habilidades e competências, comprovando que os simuladores são uma ferramenta complementar extremamente útil na formação dos residentes de urologia e sua utilização deve ser cada vez mais estimulada nos programas de residência médica da especialidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,92MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Médicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento por Simulaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUrologiapt_BR
Título: dc.titleSimuladores no Ensino e Aprendizagem de Residentes de Urologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação - Doutoradopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino em Saúde na Amazônia (ESA-UEPA)pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons