Educação Ambiental no Ensino Fundamental: material de apoio (pedagógico) para professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrustolin, Ângela Camila-
Autor(es): dc.contributor.authorLocatelli, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-04T18:46:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-04T18:46:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-18-
identificador: dc.identifier.otherEducação_ambiental_PEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918013-
Resumo: dc.description.abstractOlá, queridos professores! Apresentamos a vocês este material de apoio, que se trata do produto educacional vinculado à tese de doutorado intitulada Educação Ambiental na Formação Inicial de Pedagogos: contribuições a partir do uso de um material de apoio pedagógico, de autoria de Ângela Camila Brustolin, sob a orientação da professora Aline Locatelli, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de pesquisa Inovações Pedagógicas para o Ensino de Ciências e Matemática. Esta cartilha visa aperfeiçoar e contribuir com a prática docente em relação à educação ambiental (EA), visando à melhoria na qualidade do ensino de temas de EA nas escolas, especialmente aquela desenvolvida por docentes do ensino fundamental. O material surgiu a partir do desenvolvimento da pesquisa com acadêmicos em Pedagogia, com o intuito de fortalecer ainda mais a presença da EA na sua formação inicial, pois eles atuarão como docentes na educação infantil e no ensino fundamental I. Todo o conteúdo abordado ao longo da cartilha surgiu a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), das entrevistas realizadas com docentes e de questionários aplicados a um grupo de alunos que fizeram apontamentos importantes quanto: ao desenvolvimento da EA ao longo do curso e às temáticas que consideram importantes para melhorar a sua compreensão em relação à EA (história, tendências, políticas, temas ambientais), e que possam vir a auxiliá-los nas atividades escolares, possibilitando a melhoria do fazer pedagógico e a aprendizagem dos alunos. A cartilha foi apresentada formalmente para os acadêmicos durante a realização de um curso de formação em EA. Para que um professor da rede básica de ensino possa realizar projetos e atividades voltadas para a EA, ele deve ter recebido, em sua formação inicial, uma base sobre essa temática. Então, reforçamos que, apesar de ter sido elaborada e desenvolvida com um grupo de pedagogos em formação inicial, esta cartilha também foi pensada para aperfeiçoar e contribuir com a prática pedagógica de todos os docentes que trabalham, sobretudo, com o ensino fundamental e que necessitam de um material de apoio para trabalhar com a EA no seu dia a dia. Esperamos que os textos e as sugestões de leituras e de atividades possam contribuir e engrandecer as práticas pedagógicas e/ou abrilhantar as tarefas dos nossos estudantes, trazendo uma reflexão sobre os hábitos cotidianos em relação à EA. Esta cartilha é um material gratuito e está disponível para acesso na plataforma EduCapes e nas páginas do PPGECM da UPF e da UPF Editora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13618 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartilha de EApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de pedagogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental Críticapt_BR
Título: dc.titleEducação Ambiental no Ensino Fundamental: material de apoio (pedagógico) para professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional vinculado a tese de doutorado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos