
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BARBOSA, Abner Brian Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-05T20:28:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-05T20:28:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino de equações e problemas doprimeirograu com uma incógnita por atividades experimentais | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918007 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que respondeuoseguinte problema científico: “Quais possíveis efeitos da aplicaçãodeumasequência didática, para o ensino de equações e problemas do primeirograucom uma incógnita, baseada em atividades experimentais, sobreodesempenho de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, na resoluçãodequestões deste tipo?”. Além disso, o objetivo geral deste trabalho foi “analisarpossíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática, para oensinodeequações e problemas do primeiro grau com uma incógnita, baseadaematividades experimentais, sobre o desempenho de estudantes do7º anodoEnsino Fundamental, na resolução de questões deste tipo”. Aexperimentaçãofoi realizada em uma escola da rede pública de ensino do município deMaracanã,no estado do Pará. A pesquisa contou com a participação de 13 alunosdeumaturma do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. A metodologiadepesquisautilizada foi a Engenharia Didática. Os dados da pesquisa foramorganizadosetabulados. Além disso, foi feita a verificação dos erros dos alunos emcadaatividadee posteriormente, uma análise percentual dos erros e acertos dos pré-testesepóstestes. As comparações mostraram um aumento significativo das notasnospóstestes em relação aos pré-testes. A validação deu-se pela aplicação doTesteExatode Fisher, onde verificou-se que alguns fatores socioeconômicos apresentaramassociações: 1) Gosto pela matemática e distração nas aulas de matemática; 2)Notas em matemática e distração nas aulas de matemática; 3) Hábitodeestudoerendimento no pós-teste de resolução de problemas. Entretanto, percebe-sequeametodologia aplicada auxiliou no aprendizado e melhor desempenho dosalunosnaresolução de problemas, tradução e resolução de equações polinomiais doprimeirograu com uma incógnita. Com base nos resultados das pesquisa foi elaboradoumproduto educacional, no formato de sequência didática, intitulado “Cadernodeatividades para o ensino de equações e problemas do primeiro graucomumaincógnita”, que está disponível, para livre acesso, no Educapes noseguinteendereço | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 6567 | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de equação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Problemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividades Experimentais | - |
| Título: dc.title | Ensino de equações e problemas do primeiro grau com uma incógnita por atividades experimentais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | - |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Abner Brian Ferreira Barbosa Dissertação.pdf | 6.77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918007/1/Abner Brian Ferreira Barbosa Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: