Ensino de equações e problemas do primeiro grau com uma incógnita por atividades experimentais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorBARBOSA, Abner Brian Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-05T20:28:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-05T20:28:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de equações e problemas doprimeirograu com uma incógnita por atividades experimentais-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918007-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que respondeuoseguinte problema científico: “Quais possíveis efeitos da aplicaçãodeumasequência didática, para o ensino de equações e problemas do primeirograucom uma incógnita, baseada em atividades experimentais, sobreodesempenho de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, na resoluçãodequestões deste tipo?”. Além disso, o objetivo geral deste trabalho foi “analisarpossíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática, para oensinodeequações e problemas do primeiro grau com uma incógnita, baseadaematividades experimentais, sobre o desempenho de estudantes do7º anodoEnsino Fundamental, na resolução de questões deste tipo”. Aexperimentaçãofoi realizada em uma escola da rede pública de ensino do município deMaracanã,no estado do Pará. A pesquisa contou com a participação de 13 alunosdeumaturma do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. A metodologiadepesquisautilizada foi a Engenharia Didática. Os dados da pesquisa foramorganizadosetabulados. Além disso, foi feita a verificação dos erros dos alunos emcadaatividadee posteriormente, uma análise percentual dos erros e acertos dos pré-testesepóstestes. As comparações mostraram um aumento significativo das notasnospóstestes em relação aos pré-testes. A validação deu-se pela aplicação doTesteExatode Fisher, onde verificou-se que alguns fatores socioeconômicos apresentaramassociações: 1) Gosto pela matemática e distração nas aulas de matemática; 2)Notas em matemática e distração nas aulas de matemática; 3) Hábitodeestudoerendimento no pós-teste de resolução de problemas. Entretanto, percebe-sequeametodologia aplicada auxiliou no aprendizado e melhor desempenho dosalunosnaresolução de problemas, tradução e resolução de equações polinomiais doprimeirograu com uma incógnita. Com base nos resultados das pesquisa foi elaboradoumproduto educacional, no formato de sequência didática, intitulado “Cadernodeatividades para o ensino de equações e problemas do primeiro graucomumaincógnita”, que está disponível, para livre acesso, no Educapes noseguinteendereço-
Tamanho: dc.format.extent6567-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de equação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Problemas-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Experimentais-
Título: dc.titleEnsino de equações e problemas do primeiro grau com uma incógnita por atividades experimentais-
Tipo de arquivo: dc.typeapresentação-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais