Caderno de atividades para o ensino de equações e problemas do primeiro graucomuma incógnita

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Abner Brian Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-05T20:22:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-05T20:22:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
identificador: dc.identifier.otherCaderno de atividades para o ensino de equações e problemas do primeiro graucomuma incógnita-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918006-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é parte integrante da dissertação deMestradoProfissional em Ensino de Matemática do Programa de Pós-Graduação–PPGEM,da Universidade do Estado do Pará – UEPA, que tem como títuloEnsinodeequações e problemas do primeiro grau com uma incógnita por atividadesexperimentais, sob a orientação do Prof.º Dr. Pedro Franco de Sá. Este caderno de atividade é resultado de uma pesquisa que“analisoupossíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática, para oensinodeequações e problemas do primeiro grau com uma incógnita, baseadaematividades experimentais, sobre o desempenho de estudantes do7º anodoEnsino Fundamental, na resolução de questões deste tipo”. Éimportantelembrar que, o material foi aplicado e validado, mas pode sofrer adaptaçõesdeacordo com as necessidades de cada professor. Para a elaboração desse caderno de atividades utilizamos comobaseteóricaa metodologia de pesquisa intitulada Engenharia Didática emArtigue (1995, 1996)etomamos como metodologia de ensino o ensino por atividades emSá (2008, 2020,2021), além de nossa experiência através do contato direto comalunosdeescolapública da educação básica, o tema foi selecionado a partir da dificuldadepercebidanos alunos em resolver problemas do primeiro grau com uma incógnita, vistoque, asequações e os problemas do primeiro grau são importantes para oensinodamatemática, eles desenvolvem e embasam diversos assuntos, tanto relacionadosamatemática, quanto relacionados às disciplinas química e física, por exemplo. Logoo seu ensino deve está organizado de maneira concreta, para que não hajalacunasem seu aprendizado. O ensino da matemática no Brasil, de uma maneira geral, nãotemsidosatisfatório, segundo o Programa Nacional de Avaliação de Estudantes(PISA),realizado no ano de 2018, 68,1% dos estudantes estão no pior nível deproficiênciaem matemática, a pesquisa ainda expõe que menos de 1%dos estudantesalcançaram os níveis 5 e 6, considerados de alto desempenho. Dentreosfatoresque interferem neste processo podemos destacar: a má formação doprofessoresua vida profissional, na qual está contida sua experiência escolar, opreconceitoformado pelo aluno em relação à disciplina como algo de grande dificuldade, ousode metodologias tradicionais, a não utilização de recursos didáticos, faltade 6contextualização e dificuldades no uso da linguagem matemática. Adificuldadenaassimilação da disciplina por parte dos discentes traz à tona umproblemaparaosprofessores das séries subsequentes, pois essa defasagempode comprometerparte de sua carga horária, caso este necessite revisar/ensinar assuntosquejádeveriam ser de conhecimento do aluno. A evolução social e tecnológica passou a exigir da prática docenteumamudança de paradigma no sentido de eliminar métodos ultrapassados, earcaicosque professores ainda insistem em trabalhar. Na tentativa de modernizar ocurrículoescolar, ao longo da história diversos documentos serviramcomoorientaçãocurricular, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), queforamreferência durante décadas. Entretanto, atualmente a Base Nacional ComumCurricular (BNCC) é o documento norteador da educação básica brasileira, queinclui a educação infantil até o ensino médio (Castro; Santo; Barata; Almouloud;2020). Assim, este caderno de atividades busca auxiliar o professor noensinodeequações polinomiais e problemas do primeiro grau com uma incógnita-
Tamanho: dc.format.extent1376-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectProblemas do primeiro grau-
Palavras-chave: dc.subject2 Ensino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Título: dc.titleCaderno de atividades para o ensino de equações e problemas do primeiro graucomuma incógnita-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais