Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Abner Brian Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Pedro Franco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-05T20:22:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-05T20:22:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Caderno de atividades para o ensino de equações e problemas do primeiro graucomuma incógnita | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918006 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é parte integrante da dissertação deMestradoProfissional em Ensino de Matemática do Programa de Pós-Graduação–PPGEM,da Universidade do Estado do Pará – UEPA, que tem como títuloEnsinodeequações e problemas do primeiro grau com uma incógnita por atividadesexperimentais, sob a orientação do Prof.º Dr. Pedro Franco de Sá. Este caderno de atividade é resultado de uma pesquisa que“analisoupossíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática, para oensinodeequações e problemas do primeiro grau com uma incógnita, baseadaematividades experimentais, sobre o desempenho de estudantes do7º anodoEnsino Fundamental, na resolução de questões deste tipo”. Éimportantelembrar que, o material foi aplicado e validado, mas pode sofrer adaptaçõesdeacordo com as necessidades de cada professor. Para a elaboração desse caderno de atividades utilizamos comobaseteóricaa metodologia de pesquisa intitulada Engenharia Didática emArtigue (1995, 1996)etomamos como metodologia de ensino o ensino por atividades emSá (2008, 2020,2021), além de nossa experiência através do contato direto comalunosdeescolapública da educação básica, o tema foi selecionado a partir da dificuldadepercebidanos alunos em resolver problemas do primeiro grau com uma incógnita, vistoque, asequações e os problemas do primeiro grau são importantes para oensinodamatemática, eles desenvolvem e embasam diversos assuntos, tanto relacionadosamatemática, quanto relacionados às disciplinas química e física, por exemplo. Logoo seu ensino deve está organizado de maneira concreta, para que não hajalacunasem seu aprendizado. O ensino da matemática no Brasil, de uma maneira geral, nãotemsidosatisfatório, segundo o Programa Nacional de Avaliação de Estudantes(PISA),realizado no ano de 2018, 68,1% dos estudantes estão no pior nível deproficiênciaem matemática, a pesquisa ainda expõe que menos de 1%dos estudantesalcançaram os níveis 5 e 6, considerados de alto desempenho. Dentreosfatoresque interferem neste processo podemos destacar: a má formação doprofessoresua vida profissional, na qual está contida sua experiência escolar, opreconceitoformado pelo aluno em relação à disciplina como algo de grande dificuldade, ousode metodologias tradicionais, a não utilização de recursos didáticos, faltade 6contextualização e dificuldades no uso da linguagem matemática. Adificuldadenaassimilação da disciplina por parte dos discentes traz à tona umproblemaparaosprofessores das séries subsequentes, pois essa defasagempode comprometerparte de sua carga horária, caso este necessite revisar/ensinar assuntosquejádeveriam ser de conhecimento do aluno. A evolução social e tecnológica passou a exigir da prática docenteumamudança de paradigma no sentido de eliminar métodos ultrapassados, earcaicosque professores ainda insistem em trabalhar. Na tentativa de modernizar ocurrículoescolar, ao longo da história diversos documentos serviramcomoorientaçãocurricular, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), queforamreferência durante décadas. Entretanto, atualmente a Base Nacional ComumCurricular (BNCC) é o documento norteador da educação básica brasileira, queinclui a educação infantil até o ensino médio (Castro; Santo; Barata; Almouloud;2020). Assim, este caderno de atividades busca auxiliar o professor noensinodeequações polinomiais e problemas do primeiro grau com uma incógnita | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1376 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problemas do primeiro grau | - |
Palavras-chave: dc.subject | 2 Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Título: dc.title | Caderno de atividades para o ensino de equações e problemas do primeiro graucomuma incógnita | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Abner Brian Ferreira Barbosa Produto educacional.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918006/1/Abner Brian Ferreira Barbosa Produto educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: