Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Adriéli Aparecida Rodrigues, Elizabeth Quirino de Azevedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-04T18:05:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-04T18:05:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma proposta de Ensino e Aprendizagem de probabilidade através da Resolução de Problemas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917989 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto é fruto de uma pesquisa realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Sinop-MT, abordando o ensino de Probabilidade, utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (MEAAMARP), desenvolvida pelo Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP), coordenado pela Profa. Dra. Lourdes de La Rosa Onuchic, desde 1992. Trata-se de um Guia de Apoio Pedagógico (GAP), no formato de E-book, que será disponibilizado na escola para consulta dos professores e comunidade escolar, como um instrumento auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos de probabilidade e expansível às demais áreas de conhecimentos. Esse Produto Educacional foi desenvolvido através da Sequência Didática de quatro problemas geradores sobre o tema Probabilidade, seguindo as etapas da Metodologia de Resolução de Problemas, sugeridos por Allevato e Onuchic (2021). Os problemas geradores foram aplicados em sala de aula, através do trabalho colaborativo, ao qual gerou problemas complementares. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 27 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Título: dc.title | Uma proposta de Ensino e Aprendizagem de probabilidade através da Resolução de Problemas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Adriéli_PE_2023.pdf | Uma proposta de Ensino e Aprendizagem de probabilidade através da Resolução de Problemas | 27,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917989/2/Adriéli_PE_2023.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons