Trabalho precarizado, não! Queremos ensino de história com consciência histórica de classe

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espirito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPolidoro, Francisco Carlos-
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Marcelo Durão R. da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-04T13:30:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-04T13:30:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
identificador: dc.identifier.otherTrabalho precarizado, não! Queremos ensino de história com consciência histórica de classept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917980-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa vinculada à linha de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEHIFES Vitória), tendo como objetivo principal fomentar um tipo crítico de ensino de História na modalidade de ensino da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para tanto, buscamos relacionar o conceito de consciência histórica com uma dada consciência de classe do/a trabalhador/a à constituição da precarização do trabalho no Brasil, com o intuito de estimular a aprendizagem crítico-reflexiva do(a)s aluno(a)s. Com o intuito de alcançar esse objetivo, investigamos a história do conceito de consciência de classe. Tal abordagem foi complementada a partir da perspectiva teórica de Jörn Rüsen (2015), que, com base na matriz disciplinar histórica, identifica carências de orientações a fim de estimular a formação da consciência histórica dos/as educandos/as. Por fim, através da metodologia da intervenção pedagógica, elaboramos um produto educacional com o objetivo de desconstruir a condição de submissão que o/a trabalhador/a vivencia, criando condições para que as alunas e os alunos da EJA conquistem por meio da aprendizagem no ensino de história a reflexão crítica das condições históricas das relações de trabalho. Neste sentido, o trabalho possui objetivo de contribuir para a desconstrução da precária consciência histórica de classe do trabalhador e da trabalhadora brasileira, que, em muitos casos, aceitam passivamente a precariedade social e econômica a que a elite brasileira os condiciona.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConsciência de Classept_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleTrabalho precarizado, não! Queremos ensino de história com consciência histórica de classept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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