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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vale, Priscila Uzêda Pereira do | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Georges Souto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-04T11:11:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-04T11:11:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-13 | - |
| identificador: dc.identifier.other | SISTEMA PEDAGÓGICO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (SPAE): UM ESTUDO REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA ENTRE 2020-2023. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917978 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa aponta que o Campus Salvador do Instituto Federal da Bahia possui escassos mecanismos, ferramentas ou meios para coleta de dados sobre o egresso do Ensino Médio Técnico Integrado e, por meio desses dados, fazer o seu acompanhamento de forma contínua. Nesse sentido, esta pesquisa pretende reunir referências teóricas visando à construção de um (módulo) Sistema Pedagógico de Acompanhamento de Egressos, que poderá ser implantado dentro do Sistema Unificado da Administração Pública. Buscando atender aos objetivos propostos neste estudo a pesquisa foi de abordagem quantitativa e qualitativa. Sendo quantitativa, pois foi possível reunir uma quantidade considerável de dados, documentos e legislações a respeito do objeto da pesquisa: acompanhamento de egressos. Toda a metodologia adotada nesta pesquisa utiliza-se de uma revisão bibliográfica, em que no primeiro momento foi realizada uma abordagem exploratória sobre o objeto da pesquisa: acompanhamento de egressos. Sendo realizadas pesquisas em livros, artigos, legislações, trabalhos científicos e documentos oficiais do MEC. Foram utilizados os autore(a)s: Brandão (1982); Saviani (2007), (2011), foram utilizados os autores, Lessa (2002); Cunha (2002); Manfredi (2002); Kuenzer (2002); Saviani (2007), Lessa (2002). Além de Lordelo (2012), Luckesi (2011), Aurélio (2000). para a avaliação institucional, a Constituição (1988), LDB (1994), gestão educacional, Luck (2009), avaliação educacional, Luckesi (1998), Freitas (2009), sobre o pedagógico Libâneo (1998), e a Lei 11.892 que cria a rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Foram analisados os Planos de Desenvolvimento Institucional e os Projetos Pedagógicos Institucionais de 40 Institutos Federais e analisados 23 documentos institucionais que especificamente tratam do acompanhamento de egressos produzidos por esses Institutos pesquisados. Desses Institutos foram encontrados 22 questionários on-line, disponíveis nos seus sites. Logo após reunião e discussão do embasamento teórico, foi realizada uma abordagem descritiva com o objetivo de construir no Sistema Unificado da Administração Pública com o referencial teórico explorado um sistema pedagógico de acompanhamento de egressos. Este é composto por um conjunto de ações dentro do Sistema Unificado da Administração Pública, dentre elas: estratégias de divulgação do questionário; o questionário semi-estruturado; e a produção de relatórios a partir do questionário. Os dados levantados por meio do questionário constituem-se num banco de dados, que ao serem relacionados produzirão informações que nomeamos de indicadores acadêmicos, fundamentais para entender o egresso do Instituto Federal da Bahia. Estes indicadores acadêmicos poderão fomentar ações pedagógicas, tais como: realização de pesquisas diversas, subsidiar a construção de melhorias no planejamento da gestão educacional, elaboração de políticas e a autoavaliação institucional. Além disso, a instituição irá dispor de informações importantes para os arranjos produtivos locais e as empresas empregadoras das áreas afins ao curso ofertado. Os indicadores acadêmicos produzidos por meio do Sistema Pedagógico de Acompanhamento de Egressos irão fomentar os processos de ensino, pesquisa, extensão e irão auxiliar no cumprimento de outras atribuições institucionais e pedagógicas do Campus do Salvador sobre o egresso do Ensino Médio Técnico Integrado. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 624 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | KB | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistema. Pedagógico. Egressos | pt_BR |
| Título: dc.title | SISTEMA PEDAGÓGICO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (SPAE): UM ESTUDO REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA ENTRE 2020-2023. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Produto Educacional (1).pdf | 624.01 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917978/2/Produto Educacional (1).pdfDownload |
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