SISTEMA PEDAGÓGICO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (SPAE): UM ESTUDO REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA ENTRE 2020-2023.

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVale, Priscila Uzêda Pereira do-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Georges Souto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-04T11:11:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-04T11:11:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-13-
identificador: dc.identifier.otherSISTEMA PEDAGÓGICO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (SPAE): UM ESTUDO REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA ENTRE 2020-2023.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917978-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa aponta que o Campus Salvador do Instituto Federal da Bahia possui escassos mecanismos, ferramentas ou meios para coleta de dados sobre o egresso do Ensino Médio Técnico Integrado e, por meio desses dados, fazer o seu acompanhamento de forma contínua. Nesse sentido, esta pesquisa pretende reunir referências teóricas visando à construção de um (módulo) Sistema Pedagógico de Acompanhamento de Egressos, que poderá ser implantado dentro do Sistema Unificado da Administração Pública. Buscando atender aos objetivos propostos neste estudo a pesquisa foi de abordagem quantitativa e qualitativa. Sendo quantitativa, pois foi possível reunir uma quantidade considerável de dados, documentos e legislações a respeito do objeto da pesquisa: acompanhamento de egressos. Toda a metodologia adotada nesta pesquisa utiliza-se de uma revisão bibliográfica, em que no primeiro momento foi realizada uma abordagem exploratória sobre o objeto da pesquisa: acompanhamento de egressos. Sendo realizadas pesquisas em livros, artigos, legislações, trabalhos científicos e documentos oficiais do MEC. Foram utilizados os autore(a)s: Brandão (1982); Saviani (2007), (2011), foram utilizados os autores, Lessa (2002); Cunha (2002); Manfredi (2002); Kuenzer (2002); Saviani (2007), Lessa (2002). Além de Lordelo (2012), Luckesi (2011), Aurélio (2000). para a avaliação institucional, a Constituição (1988), LDB (1994), gestão educacional, Luck (2009), avaliação educacional, Luckesi (1998), Freitas (2009), sobre o pedagógico Libâneo (1998), e a Lei 11.892 que cria a rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Foram analisados os Planos de Desenvolvimento Institucional e os Projetos Pedagógicos Institucionais de 40 Institutos Federais e analisados 23 documentos institucionais que especificamente tratam do acompanhamento de egressos produzidos por esses Institutos pesquisados. Desses Institutos foram encontrados 22 questionários on-line, disponíveis nos seus sites. Logo após reunião e discussão do embasamento teórico, foi realizada uma abordagem descritiva com o objetivo de construir no Sistema Unificado da Administração Pública com o referencial teórico explorado um sistema pedagógico de acompanhamento de egressos. Este é composto por um conjunto de ações dentro do Sistema Unificado da Administração Pública, dentre elas: estratégias de divulgação do questionário; o questionário semi-estruturado; e a produção de relatórios a partir do questionário. Os dados levantados por meio do questionário constituem-se num banco de dados, que ao serem relacionados produzirão informações que nomeamos de indicadores acadêmicos, fundamentais para entender o egresso do Instituto Federal da Bahia. Estes indicadores acadêmicos poderão fomentar ações pedagógicas, tais como: realização de pesquisas diversas, subsidiar a construção de melhorias no planejamento da gestão educacional, elaboração de políticas e a autoavaliação institucional. Além disso, a instituição irá dispor de informações importantes para os arranjos produtivos locais e as empresas empregadoras das áreas afins ao curso ofertado. Os indicadores acadêmicos produzidos por meio do Sistema Pedagógico de Acompanhamento de Egressos irão fomentar os processos de ensino, pesquisa, extensão e irão auxiliar no cumprimento de outras atribuições institucionais e pedagógicas do Campus do Salvador sobre o egresso do Ensino Médio Técnico Integrado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent624pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeKBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSistema. Pedagógico. Egressospt_BR
Título: dc.titleSISTEMA PEDAGÓGICO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (SPAE): UM ESTUDO REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA ENTRE 2020-2023.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)pt_BR
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