Português com Música: uma Proposta De Sequências Didáticas para o Ensino Médio Integrado a partir de letras de músicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ACRE-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, CARLOS ROBERTO RIBEIRO-
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, JOSÉ JÚLIO CÉSAR DO NASCIMENTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-03T18:39:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-03T18:39:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-22-
identificador: dc.identifier.otherproduto_educacional_doacao carlos roberto ribeiro da silva junior-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917968-
Resumo: dc.description.abstractAssim temos este produto educacional pensado a partir da pesquisa “ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM MÚSICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A PARTIR DE LETRAS DE MÚSICAS” cujos objetivos, primeiro, compreender o ensino Língua Portuguesa e Literatura, no ensino médio integrado, na unidade campus Tarauacá, no Instituto Federal do Acre, compreensão a partir da revisão bibliográfica de teses e dissertações, durante o período de 2017 a 2022, produzidas pelo programa de mestrado em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Segundo a aplicação de um questionário a alunos do curso técnico integrado em administração sobre o trabalho com Língua Portuguesa, e o uso de gênero textual música, em sala de aula. A revisão bibliográfica e o trabalho de campo ensejaram este material que constitui o terceiro objetivo da pesquisa. São Sequências Didáticas cujas temáticas afinadas com interesses do universo de alunos de ensino médio, trabalhadas numa perspectiva de desenvolvimento múltiplo das competências linguísticas escritora, formal, leitora e oral em Língua Portuguesa, além de letramento. A primeira trabalha a formação da identidade juvenil, na perspectiva de construção de valores ético-morais em face da adaptação e dos conflitos por ocasião das experiências nas interações sociais e afetivas. A seguir, a temática memória é trabalhada numa perspectiva de reflexão sobre reveses na dinâmica de um grupo e as consequências para a comunidade, além de reflexão sobre a responsabilidade social da administração pública.-
Tamanho: dc.format.extent6864KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectENSINO DA LINGUA PORTUGUESA-
Palavras-chave: dc.subjectMUSICA-
Palavras-chave: dc.subjectLETRAMENTO-
Palavras-chave: dc.subjectIFAC-
Palavras-chave: dc.subjectCOORDENAÇÃO DE CURSO-
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA-
Título: dc.titlePortuguês com Música: uma Proposta De Sequências Didáticas para o Ensino Médio Integrado a partir de letras de músicas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE ENSNIO ORIENTADA-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons