Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barreto, Júlio Cézar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Georges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-02T14:08:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-02T14:08:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Portal do egresso IFBA Campus Irecê | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917958 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como propósito conhecer o perfil do egresso do Campus Irecê do Instituto Federal da Bahia e propor a reinserção desse participante na instituição de forma a apoiar e dar suporte nas atividades e ações do campus. O êxito no processo de ensino e aprendizagem está na soma de esforços dos profissionais atuantes na educação, estudantes comprometidos e acompanhamento continuo dos processos e resultados educacionais, através de pesquisas e feedbacks. Nesse processo, os programas de assistência estudantil são de extrema relevância e auxiliam os estudantes no processo formativo. O egresso possui um papel fundamental, pois é ele, o protagonista e culminância do processo de ensino e aprendizagem, que carrega consigo as experiências, dificuldades e desafios enfrentados durante o ciclo formativo e que acaba se transformando em potencial fonte de informações e sugestões que poderão auxiliar nas tomadas de decisão e no melhoramento e aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem de uma instituição de ensino. Ademais, uma das propostas do Ensino Profissional e Tecnológico é que o estudante entenda o trabalho como princípio educativo, sem uma divisão social ou técnica, sem uma segregação entre os conhecimentos humanísticos e conhecimentos específicos da educação profissional, sendo isso possível através de uma formação politécnica e omnilateral do participante. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisaação sobre a importância da pesquisa de egresso como parâmetro de análises e avaliação institucional, compreendendo gestão, setores ligados ao ensino, visão do egresso acerca da práxis docente, mundo do trabalho e as ações da assistência estudantil na determinação de políticas de permanência e êxito no Ensino Médio Integrado do Campus Irecê do Instituto Federal da Bahia. O trabalho utilizou-se de revisão bibliográfica, análise documental e levantamento de dados através de entrevistas e aplicação de questionários. Com uma abordagem quali-quanti, a pesquisa lançou mão da dialética em rodas de conversa e bate papos virtuais com egressos. Na culminância do trabalho, como proposta de produto educacional, foi criado o “Portal do Egresso”, um portal para integração, interação e participação do egresso nas atividades e ações do Campus Irecê. O portal terá acesso livre para pesquisas e cadastro de usuários para edição e colaborações permanentes. Acredita-se que o produto educacional poderá contribuir de forma significativa para o acompanhamento de egressos, mantendo um vínculo afetivo e contributivo de mão dupla, culminando em resultados positivos a curto prazo e se tornando uma ferramenta de gestão prática, pensando em médio e longo prazos | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1238 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa de egresso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Portal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Permanência e êxito | pt_BR |
Título: dc.title | Portal de insercão e acompanhamento de egresso: Observatório | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoEducacionalJlioBarreto2022.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917958/2/ProdutoEducacionalJlioBarreto2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons