Portal de insercão e acompanhamento de egresso: Observatório

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarreto, Júlio Cézar-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Georges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-02T14:08:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-02T14:08:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-28-
identificador: dc.identifier.otherPortal do egresso IFBA Campus Irecêpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917958-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como propósito conhecer o perfil do egresso do Campus Irecê do Instituto Federal da Bahia e propor a reinserção desse participante na instituição de forma a apoiar e dar suporte nas atividades e ações do campus. O êxito no processo de ensino e aprendizagem está na soma de esforços dos profissionais atuantes na educação, estudantes comprometidos e acompanhamento continuo dos processos e resultados educacionais, através de pesquisas e feedbacks. Nesse processo, os programas de assistência estudantil são de extrema relevância e auxiliam os estudantes no processo formativo. O egresso possui um papel fundamental, pois é ele, o protagonista e culminância do processo de ensino e aprendizagem, que carrega consigo as experiências, dificuldades e desafios enfrentados durante o ciclo formativo e que acaba se transformando em potencial fonte de informações e sugestões que poderão auxiliar nas tomadas de decisão e no melhoramento e aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem de uma instituição de ensino. Ademais, uma das propostas do Ensino Profissional e Tecnológico é que o estudante entenda o trabalho como princípio educativo, sem uma divisão social ou técnica, sem uma segregação entre os conhecimentos humanísticos e conhecimentos específicos da educação profissional, sendo isso possível através de uma formação politécnica e omnilateral do participante. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisaação sobre a importância da pesquisa de egresso como parâmetro de análises e avaliação institucional, compreendendo gestão, setores ligados ao ensino, visão do egresso acerca da práxis docente, mundo do trabalho e as ações da assistência estudantil na determinação de políticas de permanência e êxito no Ensino Médio Integrado do Campus Irecê do Instituto Federal da Bahia. O trabalho utilizou-se de revisão bibliográfica, análise documental e levantamento de dados através de entrevistas e aplicação de questionários. Com uma abordagem quali-quanti, a pesquisa lançou mão da dialética em rodas de conversa e bate papos virtuais com egressos. Na culminância do trabalho, como proposta de produto educacional, foi criado o “Portal do Egresso”, um portal para integração, interação e participação do egresso nas atividades e ações do Campus Irecê. O portal terá acesso livre para pesquisas e cadastro de usuários para edição e colaborações permanentes. Acredita-se que o produto educacional poderá contribuir de forma significativa para o acompanhamento de egressos, mantendo um vínculo afetivo e contributivo de mão dupla, culminando em resultados positivos a curto prazo e se tornando uma ferramenta de gestão prática, pensando em médio e longo prazospt_BR
Tamanho: dc.format.extent1238 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa de egressopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPortalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPermanência e êxitopt_BR
Título: dc.titlePortal de insercão e acompanhamento de egresso: Observatóriopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons